A melhoria da mobilidade urbana e do sistema de transporte público na capital paraibana tem sido uma das bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). E nesta segunda-feira (20) o parlamentar participou de uma reunião com o superintendente de Mobilidade Urbana do Município, Expedito Leite Filho, para tratar sobre esses e outros temas relacionados.
“A reunião foi muito produtiva! Dialogamos sobre melhorias no sistema de transporte público de João Pessoa; vias de acesso ao Valentina de Figueiredo; e pedidos diversos que chegaram até o nosso gabinete relacionados à mobilidade urbana. Solicitei, por exemplo, o retorno da linha 7118 – Muçumagro / Acesso Oeste e o aumento de horários da linha 103 – Gramame / Engenho Velho. Agradeço ao superintendente Expedito Filho pela receptividade e atenção às demandas que apresentamos”, disse Marmuthe.
Na Câmara de João Pessoa, o vereador criou e presidiu a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público. É autor da Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus de transporte coletivo da capital paraibana. Também criou a Lei do Táxi Acessível (13.206/2016), determinando que, no mínimo, 1% da frota de táxis de João Pessoa seja adaptada para pessoas com deficiência; a Lei Municipal 13.199/2016, que criou o programa “Táxi Amigo do Ciclista”; e a Lei Municipal 13.246/2016, que instituiu a política de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte.
Recentemente, através do Requerimento 1.218/2024, Marmuthe solicitou diversas mudanças para melhorar o trânsito no bairro do Valentina. Entre as alterações propostas, destacam-se: transformação da Rua Radialista Newton Júnior em mão única, no sentido Detran Valentina – Hospital Municipal do Valentina, a fim de melhorar o fluxo de veículos; implantação de um semáforo sequencial no lugar da segunda rotatória do bairro, com a instalação de câmeras para monitoramento; remoção da antiga Integração para alargar a via de saída do bairro; afastamento das faixas de pedestre próximas à rotatória, para não prejudicar o tráfego após a instalação do semáforo; criação de um retorno de saída no lugar da antiga Integração, para os veículos que estão deixando o bairro; entre outras.
“Durante o nosso mandato também lutamos, incansavelmente, pela melhoria do sistema de transporte coletivo em João Pessoa, solicitando a manutenção, renovação e ampliação da frota; cobrando o cumprimento dos horários das linhas, respeito aos passageiros, mais acessibilidade, e o fim da superlotação nos veículos; além da criação de ciclovias, ciclofaixas e linhas de ônibus. A quantidade e qualidade dos ônibus urbanos, evitando atrasos e superlotação; bem como a efetivação das leis que incentivam o uso de bicicleta como meio de transporte, são desafios importantes a serem enfrentados e equacionados aqui na cidade”, lembrou Marmuthe.
Assessoria