A seleção brasileira enfrenta a Colômbia, nesta quinta-feira, 16, às 21h (de Brasília), em Barranquilla. Sob pressão pelos resultados da última data Fifa, o Brasil vai a campo tentando manter a invencibilidade no duelo em jogos pelas Eliminatórias e o tabu de oito anos sem derrota para os colombianos.
Na história do confronto, são 35 partidas, com 21 vitórias brasileiras, 11 empates e só três triunfos da Colômbia – o último, em 2015, na Copa América. Já nos 14 encontros válidos pelas Eliminatórias, o Brasil se deu melhor sete vezes, e o placar ficou igual nas outras sete.
Desde o último revés da seleção, os times se encontraram sete vezes: quatro vitórias do Brasil e três empates. Nesse período, o lado brasileiro era comandado por Tite, que deixou o cargo após a Copa do Mundo de 2022.
Na última vitória colombiana, o Brasil era treinado por Dunga e, na ocasião, vivia o início de uma crise que acarretaria na demissão do técnico. Medalhões da geração anterior também estavam em campo, e poucos dos convocados permanecem até os dias atuais.
Em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América, o Brasil foi derrotado pela Colômbia, por 1 a 0, com gol do zagueiro Jeison Murillo. A escalação da seleção foi: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva e Filipe Luís; Fernandinho, Elias e Fred; Willian, Roberto Firmino e Neymar.
Após o apito final, Neymar, principal esperança do grupo à época, foi expulso em razão de confusão por chutar a bola em Pablo Armero. Suspenso por quatro jogos, desfalcou a seleção brasileira na última rodada da fase de grupos e nas quartas de final, quando o Brasil foi eliminado pelo Paraguai nos pênaltis.
Placar