quarta-feira, 29 de abril de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Colunistas Dr. Valério Vasconcelos

Por que dançar forró e comer milho fazem bem ao coração?

Cardiologista explica como período junino pode fazer bem à saúde

Dr. Valério Vasconcelos Por Dr. Valério Vasconcelos
28/06/2021
A A
Por que dançar forró e comer milho fazem bem ao coração?

Festas juninas fazem parte da cultura e do patrimônio afetivo dos paraibanos. O que muitos ignoram, no entanto, é que algumas práticas, como dançar forró e comer milho, também fazem bem ao coração.

“Dançar eleva a autoestima, ajuda a ampliar o círculo de amizades e alivia a tensão do dia a dia, mas essa modalidade de exercícios pode ir ainda mais longe. Ao dar passos pelo salão, as duplas também cuidam do coração e controlam a pressão arterial”, afirma o cardiologista Valério Vasconcelos.

De modo geral, a dança eleva a frequência cardíaca e atua na musculatura esquelética e nas articulações, ou seja, é uma boa aliada para manter a saúde, pois proporciona um grande gasto calórico e benefícios do ponto de vista motivacional.

Dançar pelo menos três vezes na semana, diz o especialista, tem o mesmo efeito das outras atividades aeróbicas. “Meia hora de dança tem efeito benéfico equivalente ao mesmo tempo de corrida ou pedalada. Quando se mede a pressão arterial da pessoa logo após a dança, é notada uma baixa imediata”, reforça Valério Vasconcelos.

O cardiologista explica que o forró por ser considerado um ritmo que movimenta bem o corpo. “É utilizado frequentemente para incentivar de forma otimista os idosos a praticar atividades físicas.  Há uma melhora da capacidade cardiorrespiratória, sobretudo quando praticada com regularidade”. No livro “O coração gosta de coisas boas”, o médico também esclarece que a música associada a exercícios demonstra grande benefício para a saúde.

REDUÇÃO DO COLESTEROL RUIM

Se os efeitos benéficos do arrasta-pé estão comprovados quando se fala em saúde (mesmo que em tempos de pandemia de covid-19 o ato só possa ser praticado em casa), consumir milho também é um costume a ser mantido.

Sobre os benefícios do milho, o cardiologista Valério Vasconcelos destaca que o grão possui vitaminas A, B1, C e magnésio. O médico ressalta a importância da vitamina B1. “Ela é responsável pelo metabolismo, por quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. A B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso”.

Agora, quando o consumo se estende a pratos típicos do período junino, como canjica e pamonha, é necessário cautela. Uma espiga de milho possui entre 100 e 120 calorias, mas quando associada a manteiga, leite, nata ou outros produtos, esse valor aumenta. Uma pamonha pequena, por exemplo, tem cerca de 250 calorias.

“As pessoas não devem exagerar no consumo desses pratos, devido ao excesso de açúcar e por serem comidas muito calóricas. Não há como negar que a canjica é um dos pratos que fazem mais sucesso na festa junina, porém é muito calórica. Evitem o excesso e procurem orientação de um nutricionista!”, orienta o cardiologista Valério Vasconcelos.

Além disso, para quem tem problemas no coração, o especialista faz outro alerta para esse período junino. “Os cardiopatas também devem tomar a medicação no horário correto e evitar o excesso de bebidas alcoólicas bem como de frituras e de comidas gordurosas. Importante: também é preciso evitar exageros no consumo de carboidratos”.

Dr. Valério Vasconcelos

Dr. Valério Vasconcelos

Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa – PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Matérias relacionadas

Sinal de Frank: a dobra na orelha pode indicar risco cardíaco?
Dr. Valério Vasconcelos

Sinal de Frank: a dobra na orelha pode indicar risco cardíaco?

Fumar também prejudica o coração, diz cardiologista Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos

Tensão ao ver uma partida da Copa do Mundo pode afetar o coração

Conheça sete sinais de que seu coração pode ter um problema
Dr. Valério Vasconcelos

8 DE AGOSTO: Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, Cardiologista chama a atenção para os efeitos do colesterol elevado

ComentáriosCancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

Com olhar de médico, Joaquim faz da saúde sua marca e leva atendimento noturno às comunidades

Aos 82 anos, Adamastor Madruga recebe homenagem e reafirma lugar eterno na história de Itapororoca

Lucas Pereira diz que não pensa em disputar reeleição e foca na gestão

Gilma Germano vai à posse de Leo, expõe ferida antiga e acende sinal sobre 2026

Hyundai HB20 1.0 é versão de entrada completa que faz mais de 17 km/l

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.