O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) se posicionou contra as movimentações em torno da disputa interna na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para a indicação de um novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Bezerra criticou a falta de transparência no processo e reafirmou que não assinará a “lista em branco” proposta pelo presidente da Casa Epitácio Pessoa, Adriano Galdino (Republicanos). As declarações foram feitas na noite desta terça-feira (11), durante entrevista ao programa 60 Minutos, da rádio Arapuan FM.
Bezerra afirmou que as negociações sobre a escolha do novo conselheiro envolvem interesses políticos que distorcem a transparência, e expressou desconfiança em relação à condução do processo. O deputado também cobrou maior participação do governador João Azevêdo (PSB), que, segundo ele, foi excluído da discussão ao ser “escanteado” com o lançamento do processo durante uma viagem institucional à Portugal.
“Foi uma coincidência esse processo ter sido colocado na mesa justo quando o governador estava fora do país. Vale lembrar que o deputado Tião Gomes tinha o apoio total de João Azevêdo, e o governador não havia conversado com ninguém sobre isso, por respeito a Tião”, afirmou Bezerra.
Apesar das críticas, o deputado descartou a possibilidade de se lançar como candidato à vaga de conselheiro do TCE-PB. Ele justificou que, embora a posição seja importante, acredita que o momento não é o mais adequado para essa candidatura.
Conforme divulgado pelo portal Fonte 83, Tião Gomes havia se colocado como um dos principais nomes para ocupar a vaga no TCE-PB, mas sua retirada da disputa abre espaço para novas articulações dentro do governo e da Assembleia Legislativa. O processo de escolha do novo conselheiro segue em andamento e, com a desistência de Tião Gomes, novas negociações e discussões políticas deverão ocorrer nas próximas semanas. Os deputados e demais interessados têm até esta sexta-feira (14), às 23h59, para enviar as inscrições para a presidência da ALPB. A vaga no TCE-PB foi aberta com a aposentadoria de Arthur Cunha Lima, e o novo conselheiro será escolhido para assumir o cargo. Após, os nomes passarão pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A eleição já deve ocorrer na próxima semana.
Fonte83