domingo, 16 de agosto de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Pesquisa

Colocar mais sal na comida pronta pode roubar até dois anos de vida

Esse risco não se verificou quando os alimentos recebiam sal durante o cozimento

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
15/07/2022
A A
Colocar mais sal na comida pronta pode roubar até dois anos de vida

Você costuma usar o saleiro à mesa? Na salada e nas batatas fritas, por exemplo, é um padrão temperar com sal o prato já à sua frente. Mas há também quem goste de pôr um tantinho mais de sal em quase tudo: no bife, na sopa, no feijão… Um hábito que, a ciência acaba de confirmar, deveria ser evitado tanto quanto o cigarro. Essas pessoas, afinal, estão se arriscando a ter uma vida mais curta. É o que aponta um novo estudo.

Pesquisadores descobriram que, no caso dos homens, sempre adicionar sal à comida reduz em mais de dois anos a expectativa de vida. Para mulheres, a estimativa é de um ano e meio de vida perdida.

Importante: isso não inclui temperar durante o processo de cozimento. Só com a comida já pronta. E até 20% da ingestão de sódio nas populações ocidentais vem do sal adicionado à mesa.

Essas conclusões foram baseadas em pesquisas envolvendo mais de 500 mil participantes de meia-idade, no Reino Unido, que foram acompanhados por nove anos.

Em comparação com aqueles que nunca ou raramente adicionavam sal, os indivíduos que sempre temperavam seus alimentos tinham um risco 28% maior de morrer prematuramente. Aos 50 anos, homens e mulheres que sempre salgavam a refeição tinham uma expectativa de vida 2,3 anos e 1,5 anos menor, respectivamente.

“Mesmo uma redução modesta na ingestão de sódio, adicionando menos ou nenhum sal aos alimentos à mesa, provavelmente resultará em benefícios substanciais para a saúde, especialmente quando alcançado na população em geral”, disse o professor Lu Qi, da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, que liderou o estudo.

 

Superinteressante

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Matérias relacionadas

Prefeito de Curral de Cima comemora adesão do vereador Guilherminho
Destaque

Prefeito de Curral de Cima comemora adesão do vereador Guilherminho

Caiçara em festa: Tarcísio destaca sucesso da Festa da Pedra
Destaque

Caiçara em festa: Tarcísio destaca sucesso da Festa da Pedra

Cícero inicia oficialmente campanha ao Governo da Paraíba com adesivagem em João Pessoa
Paraíba

Cícero inicia oficialmente campanha ao Governo da Paraíba com adesivagem em João Pessoa

ComentáriosCancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

Assista ao vivo primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado

PDT da Paraíba faz reunião preparativa para convenção estadual

Omoda 4 chega ao Brasil em 2026 para concorrer com Tera e Pulse; conheça

EXCLUSIVO: Márcio Aurélio fecha com Cícero Lucena e anúncio será feito domingo em Jacaraú

Como antecipado pelo Blog Chico Soares, Ariano Fernandes oficializa apoio à candidatura de Maria Porto

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.