Cidade de Curral de Cima, Litoral Norte da Paraíba, recebe Premiação do Ministério da Saúde pelo desempenho no projeto colgate

índice O município de Curral de Cima recebeu premiação do Ministério da Saúde pelo desempenho no projeto Colgate, que tem por finalidade desenvolver ações para promoção da saúde bucal.  A comenda é fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde e a empresa Colgate-Palmolive, que conta com a participação da Secretaria de Saúde do Estado e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“É muito importante, para todos nós, a participação do município em prol do coletivo, mas é uma ação muito mais grandiosa para o cidadão Curralense que recebe os direitos a ele conferidos, o de sua Saúde Bucal. Nosso município é carente e temos que procurar parceria público-privada para conseguir desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Temos uma missão dentro de Curral de Cima que é atender o povo da melhor forma possível e a saúde bucal é de extrema importância, mas acaba sendo negligenciada”, comentou o prefeito Totó Ribeiro (PSDB).

A finalidade da iniciativa é elaborar estratégias que promovam estilos de vida mais saudáveis para a população, por meio de capacitação de agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal; realização de campanhas educativas; doação de kits para as secretarias Municipais de Saúde; e avaliações periódicas das ações.

A secretária de Saúde da cidade de Curral de Cima, Renata Ribeiro, em entrevista ao Blog Chico Soares, comentou a importância de políticas públicas objetivando a melhora do acesso aos serviços, com proposta de desenvolver sistemas eficientes que reduzam as desigualdades e garanta a integralidade das ações, ela também enfatizou que o projeto se torna importante ao passo em que viabiliza as ações de promoção e prevenção voltada para a saúde bucal dentro de municípios carentes. “É preciso destacar que todo esse reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe e de muita parceria dentro da atenção básica. Estamos trabalhando para que venham outros prêmios”, comentou.

O projeto de longo prazo (2015-2019) é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa internacional Colgate-Palmolive. A iniciativa é acompanhada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem o apoio técnico local da Universidade Federal da Paraíba para acompanhamento epidemiológico da cárie dentária e treinamento de profissionais. Durante a ação, acontece entrega de kits de higiene e também com exame clínico nas visitas domiciliares.

A Paraíba é o único estado da federação onde se desenvolve esse projeto de pesquisa-ação para controle e redução da cárie dentária. São 47 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano que recebem profissionais qualificados e excelente estrutura para os cuidados com a saúde bucal. Toda a população do município é beneficiada, não somente as pessoas que participam da pesquisa.

Blog Chico Soares com Assessoria



Comentários