A Câmara Municipal de Rio Tinto realizou, nesta quarta-feira (10), a 10ª Sessão Ordinária de 2026, encerrando o primeiro período legislativo do ano. A reunião, realizada no Plenário José da Silva e presidida pelo vereador Sandro Gomes Barbosa (PSB), o Cacique Sandro, foi marcada pela aprovação de projetos e requerimentos, além de debates sobre segurança pública, infraestrutura e os prejuízos causados pelas fortes chuvas na zona rural.
Durante o pronunciamento de encerramento, Cacique Sandro fez um balanço das atividades do Legislativo, agradeceu aos servidores da Casa e à imprensa, mas também cobrou maior diálogo entre a Câmara e a Prefeitura de Rio Tinto. Segundo ele, é necessário um alinhamento mais efetivo entre os poderes para garantir respostas às demandas aprovadas pelos vereadores em nome da população.
Entre as matérias aprovadas, destaque para o requerimento do vereador Davi Lima solicitando medidas emergenciais em favor dos agricultores atingidos pelas chuvas, além do projeto que denomina a “Rua do Campo”, na comunidade Rio do Banco, como Rua João Luiz Inácio (João Mateus). Também foi aprovado o projeto do vereador Luan Cardoso que reconhece como de utilidade pública a Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape (ALCA), sediada em Mamanguape, e um requerimento da vereadora Valdirene do Sindicato pedindo a limpeza das margens da PB-041, entre Rio Tinto e Mamanguape.
Na tribuna, os parlamentares levantaram diversas pautas de interesse da população. Ailton Fernandes demonstrou preocupação com o aumento da violência na região e pediu a implantação de um posto policial na Praça João Pessoa. Dr. Edson destacou as prioridades escolhidas para o Orçamento Democrático Estadual e defendeu a manutenção da paz no município.
O vereador Peu da Galinha voltou a cobrar a dragagem do Rio Mamanguape para minimizar os alagamentos que afetam os agricultores durante o período chuvoso. Já Valdirene do Sindicato ressaltou os prejuízos enfrentados pelos trabalhadores rurais, muitos deles endividados após as enchentes.
Luan Cardoso, conhecido como Luan Potiguara, cobrou ações da Prefeitura em áreas como saúde, esporte e infraestrutura, além de reivindicar mais respeito às proposituras aprovadas pela Câmara. Por outro lado, o vereador Marcos Aurélio, o Líder Marcão, avaliou positivamente a gestão da prefeita Magna Gerbasi e destacou o clima de harmonia entre situação e oposição.
Com o encerramento do primeiro período legislativo de 2026, os trabalhos da Câmara Municipal de Rio Tinto entram em recesso e serão retomados no segundo semestre.







