A Câmara Municipal de Rio Tinto, “Casa de Ponciano Pessoa”, realizou na tarde e início da noite desta quarta-feira (6), no Plenário José da Silva, a 8ª Sessão Ordinária do ano. O encontro foi marcado por manifestações de solidariedade às famílias atingidas pela enchente do Rio Mamanguape e pela aprovação de matérias voltadas à recuperação da população afetada e ao planejamento do município.
Durante o uso da tribuna, os parlamentares destacaram apoio às vítimas das fortes chuvas e defenderam a criação de medidas que possam amenizar os prejuízos enfrentados pelas famílias. Entre as propostas aprovadas, ganhou destaque uma indicação voltada ao suporte de moradores que sofreram perdas materiais dentro de suas residências.
Na sessão, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 004/2026, que estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral do Município referente ao exercício de 2027.
Entre as proposituras aprovadas estão a solicitação do vereador Ailton Fernandes para construção de uma praça com academia de saúde na comunidade de Taberaba; requerimentos do vereador Luan Cardoso (Luan Potiguara) solicitando EPIs e fardamento para garis, além da concessão de auxílio emergencial para famílias e microempreendedores atingidos pelas cheias por meio do Fundo Empreender.
Já o vereador Davi Lima teve aprovados projetos de denominação de vias públicas no Sítio Taberaba e requerimentos voltados à implantação de parques sensoriais em escolas e áreas públicas, além de medidas emergenciais e estruturais para famílias afetadas pelas chuvas.
Ao final da sessão, o presidente da Casa, vereador Cacique Sandro, também deixou uma mensagem alusiva ao Dia das Mães, destacando a importância da valorização e do respeito às mães.
A Câmara Municipal de Rio Tinto informou que seguirá debatendo e elaborando medidas voltadas à recuperação das áreas atingidas pelas chuvas e à melhoria da qualidade de vida da população.
Blog Lenilson Balla







