terça-feira, 14 de julho de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Destaque

Áudio de WhatsApp acelerado pode ser gatilho para ansiedade

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
20/06/2021
A A
Áudio de WhatsApp acelerado pode ser gatilho para ansiedade

Não é de hoje que o aplicativo do WhatsApp tem sido usado de forma quase onipresente. Bate papo entre amigos, grupo da família, de trabalho, vendas, reunião, negócios, troca de conhecimentos, tudo parece passar por ali. Recentemente, uma atualização na plataforma permitiu acelerar os áudios recebidos.

À primeira vista, parece ser uma solução para os longos registros enviados pelos interlocutores mais prolixos. No entanto, é preciso fazer a pergunta: por que aceleramos os áudios, os vídeos e a vida?

“Acelerar áudios de WhatsApp é apenas mais um sintoma da ansiedade com a qual estamos lidando com a vida, principalmente, com o trabalho“, avalia o psicólogo Kleber Marinho.

Ele explica que, teoricamente, ao acelerar um áudio ou um vídeo, o indivíduo tem a sensação de estar “ganhando tempo”. “Mas, o que ele vai fazer com esse tempo? Provavelmente, trabalhar mais e ouvir mais áudios”.

Tal comportamento acarreta em mais um componente de sobrecarga mental, sendo que, ao final do dia, pode surgir a sensação de frustração por não ter dar conta de tudo. “Há estímulos para pensarmos que poderíamos fazer mais, produzir mais. Parece que estamos sempre devendo, sendo que o dia continua tendo 24 horas”, diz Kleber.

Segundo o especialista, comportamentos assim – de acelerar áudios e vídeos – acabam por deixar as pessoas em um estado de hipervigilância, que sim pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da entidade, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.

Contexto pandêmico

Para Kleber, pesam nesse cenário a precarização das relações de trabalho agravadas durante a pandemia do coronavírus.”Se tornou mais frequente uma espécie de assédio laboral, com mensagens e áudios a qualquer hora, o que contribui para a ansiedade”, afirma. Ele avalia que é necessário um debate para estabelecer limites em relação a estes comportamentos.

O especialista acrescenta que os áudios podem desencadear também uma falta de empatia pela voz do outro. “Quando ouvimos a voz do outro, podemos ter uma percepção sobre o estado emocional da pessoa; se está mais triste, chateada, animada. Quando aceleramos, perdemos essa qualidade nas relações”, completa.

Mas para o psicólogo clínico Guilherme Santos, acelerar áudios não parece ser um fator tão preocupante. “Eu diria que a ansiedade tem mais a ver com o conteúdo do que com a velocidade. Se o chefe manda mensagem, nosso cérebro já imagina o pior como um mecanismo de defesa, aí ouvimos a mensagem acelerada para saber logo se o conteúdo bate com o conteúdo imaginado”, explica.

Ele justifica que nossa capacidade de compreensão da mensagem, mesmo em velocidade aumentada, não é comprometida. No entanto, existe uma diferença entre acelerar uma aula ou instrução e uma música, na qual se pressupõe um momento de apreciação. “Somos condicionados a pensar o tempo todo dentro da ótica da produtividade. Quando decidimos acelerar até os momentos prazerosos, devemos procurar entender porque isso está acontecendo”, completa.

Metrópoles

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
Tags: ANSIEDADECOMPORTAMENTODEPRESSÃOsaúdeSAÚDE MENTALWHATSAPP

Matérias relacionadas

Como duelo com Inglaterra mexe com argentinos e gera preocupação mais de 40 anos após Malvinas: ‘Prefiro perder para o Brasil’
Copa do Mundo

Como duelo com Inglaterra mexe com argentinos e gera preocupação mais de 40 anos após Malvinas: ‘Prefiro perder para o Brasil’

Entenda os tipos de emendas parlamentares previstos para 2026 e o calendário de liberação
Brasil

Congresso se aproxima do recesso sem votar PEC 6×1 e PL da Misoginia

G20: O gesto de Lula que demonstrou o prestígio de Janja – por Lauro Jardim
Brasil

Janja diz que fama de “gastadeira” é “misoginia”

ComentáriosCancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

Prefeito Joaquim reúne prefeitos e lideranças do Vale do Mamanguape em jantar para o governador Lucas Ribeiro

Quatro em cada 10 brasileiros não conseguem citar uma mulher no poder; na Paraíba, violência política desafia quem ocupa esses espaços

Omoda 4 chega ao Brasil em 2026 para concorrer com Tera e Pulse; conheça

Gestão de Carlla Fernandes tem contas de 2025 aprovadas em análise inicial do TCE-PB

Araçagi terá novo Mercado Público com recursos destinados por Ruy Carneiro

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.