O uso das mídias digitais na política eleitoral vem ganhando uma dimensão cada vez maior no mundo inteiro e no Brasil vem de uma forma ou de outra, trazendo a população para a discussão sobre os rumos da política nacional. Um dos pioneiros do uso da internet ao seu favor na política foi o ex-presidente Americano Barack Obama em sua memorável Campanha em 2008 para a Presidência dos Estados Unidos da América e inscreveu-se na história das disputas Políticas como uma das mais bem sucedidas, em grande parte devido à utilização da Internet. Nos dias atuais, podemos citar o uso de hologramas na campanha Francesa, onde um dos candidatos de esquerda Jean-Luc Mélenchon conseguiu fazer comícios em vários lugares ao mesmo tempo através de uma nova tecnologia.
Fato é que depois da internet, a política nunca mais será a mesma. Em várias partes do mundo a exemplo do Egito e países arábes com a “Primevera Arábe” e no nosso Brasil com as manifestações de 15 de março de 2015, mostram como as redes sociais ajudaram os cidadãos a ganharem maior protagonismo e influência na política, indo às ruas para derrubarem ditadores ou políticos corruptos.
A internet trouxe uma reorganização de hábitos, mudanças de paradigmas e principalmente uma maior socialização entre as pessoas. Antes, o cidadão se via em distância inimaginável dos governantes ou aspirantes a cargos eletivos. De um lado o cidadão, com seu cotidiano e, em um universo longínquo, reinava o político, com regalias e um poder de decisão inquestionável. Hoje, a distância se encolhe e o cidadão acessa o Twitter, Facebook, whatsap e diversas outras redes socias, conseguindo vasculhar e se comunicar com diversos políticos, acompanhando suas rotinas, projetos e propostas.
2018 será o ano da web no marketing político do Brasil. Isso é uma realidade, principalmente no atual cenário que o país vive, a principal função da Internet nessas eleições vai ser a de estar a favor do eleitorado. As informações estarão 24h ao alcance de todos, num processo de construção ou desconstrução e muitos políticos terão que ficar de olhos abertos. A democracia agradece e muito. O futuro do Brasil também.
Por Napoleão Soares
Professor, pós-graduado em Ciências Ambientais, História do Brasil e Comunicação e Marketing Político, com atuação na administração pública estadual e municipal. Durante sua trajetória, passou pelo Exército Brasileiro como Oficial da Reserva, foi estagiário do Banco do Brasil e Assessor Político. Atualmente é editor chefe do blogchicosoares.com, correspondente político de diversos portais de João Pessoa e apresenta os programas radiofônicos Capim Debate e Atualidades Políticas na região do litoral norte paraibano.
Contato: [email protected] | (83) 98713-4070 / 99645-1609