Enquanto a manutenção do calendário das eleições 2020 permanece uma incógnita devido a pandemia do novo Coronavírus , as eleições municipais de 2020 já ocupam grande parte dos debates e políticos não param de se articular. Em Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba, ao contrário de outras cidades da região e do Estado, o clima até o momento está calmo, as charadas eleitorais vão se desfazendo e pelo que se observa nos quatros cantos do município, não é necessário ter bola de cristal, nem prever o futuro para perceber que a atual prefeita Elissandra Brito (DEM) é favorita a conquistar sua reeleição.
Anote aí: sabemos que a política é um ‘caixinha de surpresas’, dinâmica e tudo muda muito, porém, se o cenário atual permanecer o mesmo, a atual gestora já pode comprar o paletó!
Na terra do abacaxi todo mundo sabe quem é quem e a história de cada um. Não é segredo pra ninguém, que Elissandra é de origem humilde e construiu uma trajetória profissional e política com dignidade, esforços, ética e muitos méritos. Sem dúvida nenhuma, a professora é uma mulher de fibra, conquistou seu espaço e é respeitada até pelos seus adversários políticos mais ferrenhos.
Nora do saudoso ex-prefeito, um dos fundadores de Itapororoca e padrinho político, José Félix de Brito, [ela] iniciou sua vida pública como vereadora em 1996, e desde então não para de crescer. Ao longo do tempo, Elissandra nunca imaginava ser prefeita, nem tinha isso como prioridade, mas, sua fidelidade ao partido, seu grupo e principalmente sua atuação na Casa de Rúbio Maia Coutinho, onde muitas vezes fazia oposição de forma isolada, fez com que o ex-prefeito e agropecuarista, Celso Morais (Amigo, orientador e maior incentivador) a apoiasse para ser sua sucessora e aquela menina do Sítio Ipioca, chegou onde nem ela mesma acreditava, sendo eleita em 2016 como prefeita da sua cidade natal.
Por isso, vários fatores contam a favor da esposa do saudoso “leão da Montanha”:
A Mona lisa itapororoquense, apelido carinhoso dado pelo jornalista Chico Soares (pai do autor desse artigo) sempre foi considerada por muitos pé quente e “boa de urna”.
Elissandra é uma daquelas figuras que consegue o feito de reunir a unanimidade das opiniões. Boa no diálogo com as pessoas e muito habilidosa politicamente falando, formou um grupo muito forte, até maior que seu antecessor e tem uma maioria esmagadora na Câmara Municipal.
Com características parecidas a chanceler alemã Angela Merkel, Elissandra é dura quando precisa ser, administradora de mão cheia, tem sido amplamente descrita como a líder de facto, é considerada uma gestora planejada, organizada e realizou importantes obras.
Para arrematar, ainda tem quatro cabos eleitorais de grande peso político que são entusiastas de sua gestão: Efraim Filho (Deputado Federal do seu partido e parlamentar que mais trouxe emendas para cidade nos últimos 50 anos), Celso Morais (ex-prefeito), José Inácio (Presidente da Asplan) e Batista Torres (empresário, grande colaborador da gestão e possível vice em sua chapa).
O cenário está posto.
As cartas estão na mesa.
E quem viver, verá!
Por: Napoleão Soares