O empresário potiguar Ruy Gaspar, atual proprietário do tradicional Hotel Tambaú, em João Pessoa, demonstrou estar atento à política paraibana e fez uma análise positiva do desenvolvimento do turismo no estado nos últimos anos. Com experiência na área — já foi secretário de Turismo do Rio Grande do Norte —, Gaspar destacou que a Paraíba colheu bons frutos graças às gestões dos ex-governadores Ricardo Coutinho e João Azevêdo.
Durante entrevista ao programa Panorama Paraíba, apresentado pelos jornalistas Napoleão Soares, Felipe França e Álvaro Costa, Ruy foi questionado sobre o que teria impulsionado o “boom” do turismo na Paraíba, hoje destacada nacionalmente. Em sua resposta, não hesitou em reconhecer méritos das administrações estaduais:
“Basta você ver, mesmo o Ricardo Coutinho tendo falado de mim, você pega o próprio Ricardo Coutinho, que foi um excelente governador da Paraíba. E agora o João Azevêdo, que é outro craque. Então assim, vocês tiveram dois governos, praticamente aí 16 anos, né? De dois governos muito bons. Vai para prefeitura, idem. Isso faz toda uma diferença”, afirmou.
Segundo Gaspar, o salto de qualidade vivido pela capital paraibana é evidente, inclusive em comparação com Natal, capital do seu estado de origem:
“Se pegar 16 anos para cá, a gente vai cair em 2009. Em 2009, se você comparasse Natal com João Pessoa, Natal estava muito na frente. E hoje eu acho que João Pessoa está na frente de Natal em várias coisas. Do ponto de vista administrativo, a última década foi muito mais favorável para a Paraíba do que para o Rio Grande do Norte. Indiscutivelmente.”
A fala de Ruy Gaspar chama atenção por vir em um momento em que ele próprio se envolveu em polêmica ao defender mudanças urbanísticas controversas na orla pessoense, o que gerou críticas de lideranças locais, como o ex-governador Ricardo Coutinho. Apesar das divergências, o empresário adotou um tom conciliador e reconheceu os avanços que permitiram à Paraíba se destacar no cenário turístico nacional.
Ao fim da conversa, Ruy ainda comentou sobre a transição da administração do Hotel Tambaú e demonstrou otimismo com o futuro do empreendimento, mesmo diante das resistências enfrentadas:
“A última década foi muito mais favorável para Paraíba… E aí você tem uma batalha vencida por outro grupo, que é vencer o hotel. Tá vencido dessa opinião? Eu acredito que sim. Estão ouvindo aí.”
A avaliação do empresário reforça o protagonismo crescente da Paraíba na rota turística brasileira e sugere que, além de belezas naturais, o estado tem se beneficiado de uma gestão pública consistente e voltada para o desenvolvimento do setor.
Por: Napoleão Soares