A cantora Anitta usou as redes sociais nesta terça-feira (14) para fazer um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em sua conta no X (antigo Twitter), a artista pediu que o petista indique uma mulher para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso.
“O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher“, disse a cantora.
O ministro anunciou, na semana passada, a decisão de antecipar a sua aposentadoria do STF. Ele poderia permanecer na Corte até 2033, quando teria que se aposentar compulsoriamente ao completar 75 anos.
Anitta ainda relembrou que em 134 anos de história do STF, apenas três mulheres ocuparam o cargo, dessas nenhuma era negra.
“Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas três mulheres — e nenhuma negra. Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra”, completou.
Abaixo-assinado
Na mesma publicação, a funkeira compartilhou um abaixo-assinado com uma carta aberta para Lula pedindo que o presidente escolha uma mulher “com trajetória sólida e compromisso com a democracia”.
O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. pic.twitter.com/ACUnLHNKb5
— Anitta (@Anitta) October 14, 2025
Polêmica Paraíba