O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan-PB), José Inácio de Morais, anunciou que a entidade já iniciou o levantamento da documentação necessária para orientar os fornecedores de cana no processo de acesso à subvenção prevista na Medida Provisória 1374/2026, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida autoriza o pagamento de apoio financeiro aos produtores independentes de cana-de-açúcar do Nordeste que tiveram prejuízos na safra passada, especialmente em razão dos impactos econômicos provocados pela tributação adicional imposta pelos Estados Unidos e por eventos climáticos extremos. O valor previsto é de R$ 12 por tonelada de cana produzida e entregue a usinas, destilarias ou cooperativas da região durante a safra 2025/2026.
Segundo José Inácio, a conquista é resultado de uma articulação conjunta do setor produtivo com a bancada política da Paraíba e do Nordeste. Ele destacou a participação do senador Veneziano Vital do Rêgo, do senador Efraim Filho e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a quem atribuiu papel decisivo na sensibilização do Governo Federal para a liberação dos recursos.
“Isso não é só para grandes produtores. É para a grande maioria de pequenos e médios produtores. São 17 mil produtores prejudicados pelo tarifaço e pelo preço da cana no ano passado”, afirmou o presidente da Asplan.
José Inácio ressaltou que o setor canavieiro é um dos pilares da economia em estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, com impacto direto na geração de emprego e renda no campo. Segundo ele, a expectativa é de que, após a regulamentação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, os pagamentos comecem a ser viabilizados entre agosto e setembro.
Enquanto aguarda a publicação das regras oficiais, a Asplan-PB já está solicitando, junto às unidades industriais, as notas fiscais necessárias para comprovar a produção dos associados. A entidade também estruturou um atendimento exclusivo no mini auditório da associação para orientar os fornecedores sobre documentos, prazos e procedimentos.
“Estamos trabalhando antecipadamente para que nossos associados tenham toda a assistência necessária e possam receber esse benefício o mais rápido possível”, destacou José Inácio.
O presidente da Asplan reforçou ainda que a conquista mostra a importância do associativismo, do cooperativismo e da articulação política em defesa dos produtores rurais. “A força política tem que andar junto com o setor para que a gente consiga continuar produzindo e gerando emprego”, afirmou.
Da redação – blogchicosoares







