segunda-feira, 08 de junho de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Destaque

A Pressão Alta deve ser combatida também por uma alimentação saudável

Paula Araújo Por Paula Araújo
03/05/2018
A A
A Pressão Alta deve ser combatida também por uma alimentação saudável

Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension.)

A dieta DASH é um plano alimentar flexível e equilibrado que significa abordagens dietéticas para parar a hipertensão e ajuda a criar um estilo de alimentação saudável para o coração durante toda a vida. O plano alimentar DASH não requer alimentos especiais e, em vez disso, fornece metas nutricionais diárias e semanais. Este plano recomenda: comer vegetais, frutas e grãos integrais, incluindo produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura, peixe, aves, feijão, nozes e óleos vegetais; limitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordurosas, laticínios integrais e óleos tropicais como côco, palmiste e óleos de palma; limitar bebidas açucar adas e doces.

Está bem documentado que a dieta DASH pode ajudar a baixar a pressão arterial. No entanto, a dieta tem benefícios adicionais, como:

  • Diminui o risco de câncer: Uma revisão recente descobriu que as pessoas que seguiam a dieta DASH tinham menor risco de alguns tipos de câncer, incluindo câncer colorretal e de mama;
  • Reduz o risco de síndrome metabólica (doença da civilização moderna, devido alimentação inadequada e sedentarismo e está associada a obesidade): Alguns estudos mostraram que a dieta DASH reduz o risco de desenvolver síndrome metabólica em até 81%;
  • Reduz o risco de diabetes: seguir a dieta DASH tem sido associada a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Alguns estudos também mostraram que pode melhorar a resistência à insulina;
  • Diminui o risco de doença cardíaca: Uma revisão recente mostrou que, em mulheres, seguir uma dieta semelhante à DASH estava associada a um risco 20% menor de doença cardíaca e um risco 29% menor de acidente vascular cerebral.

A dieta DASH não lista alimentos específicos para comer. Em vez disso, recomenda um padrão alimentar que se concentre no número de porções de diferentes grupos de alimentos.

Por Dr. Valério Vasconcelos


DR VALERIO VASCONCELOS COLUNISTAIdealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa – PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Matérias relacionadas

Combate às facções e ao uso indevido de Inteligência Artificial (IA) serão prioridades da PF nas eleições deste ano na Paraíba
Paraíba

Combate às facções e ao uso indevido de Inteligência Artificial (IA) serão prioridades da PF nas eleições deste ano na Paraíba

Em nota, Edinho reafirma apoio de Lula a João e Veneziano e cita ‘respeito’ a Nabor
Paraíba

Em nota, Edinho reafirma apoio de Lula a João e Veneziano e cita ‘respeito’ a Nabor

Camaf Douglas e Danielle do Vale se reúnem com Lucas Ribeiro em busca de novos investimentos para Lagoa de Dentro
Paraíba

Camaf Douglas e Danielle do Vale se reúnem com Lucas Ribeiro em busca de novos investimentos para Lagoa de Dentro

ComentáriosCancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

São João de Sapé terá shows de Pablo, Elba Ramalho, Joelma, Silvânia & Berg e Seu Desejo

Família Soares se despede de Napoleão Soares do Rêgo, um homem que conquistou o mundo sem esquecer suas raízes

Eduardo Brito acompanha multidão de fiéis na procissão de Santa Rita de Cássia

Paraíba se despede de João Laércio, nome histórico do MDB e do Vale do Mamanguape

Com presença de Carlos Lupi, Rafaela Camaraense e Denise Ribeiro tomam posse na diretoria do PDT

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.