Nesse final de semana que se aproxima (8 e 9 de dezembro), a cidade de Guarabira estará recebendo uma extensão do 17º Fest Aruanda, festival de cinema que acontece na capital desde o dia 01 deste mês. Trata-se do “Aruandando no Brejo”, evento que pela primeira vez circula em 5 cidades da região do Brejo Paraibano, tendo já passado por Areia e Solânea. Na próxima sexta e sábado, será a vez de Guarabira.
A Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, aderiu ao projeto e vem oferecendo o seu apoio para a realização do festival. O Aruandando no Brejo é um circuito audiovisual que se realiza nos municípios de Areia, Solânea, Alagoa Grande, Sapé e Guarabira no período de 11 de novembro a 17 de dezembro de 2022. É uma extensão do 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que se encerra nesta quarta-feira na capital João Pessoa.
Realizado pelo Banco do Nordeste Cultural e pela Energisa, em parceria com as prefeituras, o Aruandando no Brejo visa compartilhar conteúdos de reconhecida qualidade e premiados no Fest Aruanda, além de estimular a formação de público e o potencial audiovisual da região do Brejo Paraibano.
Dezenas de filmes de curta-metragem serão exibidos entre a sexta e o sábado. O local será o Teatro Municipal Geraldo Alverga, onde estará com sua estrutura montada para as sessões bem ao modo da época em que funcionava o antigo Cine São José naquele prédio.
Além da programação de várias películas do Fest Aruanda, a organização do evento, atendendo pedido da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, incluiu na programação três filmes produzidos por artistas de Guarabira e lançados recentemente – tais como “Onirismo”, de Bejamin Carlos; “Será que Ele Volta”, de Roberto de Freitas; e “Filosofia de Pedreiro”, de Beto Quirino e Belarmino Mariano.
No sábado, também haverá a Sessão Aruandinha, com exibição para o público infantil com o longa-metragem “As Aventuras do Avião Vermelho”, dirigido por Frederico Pinto. O encerramento, na noite do sábado, será com o filme “Cássia Eller”, dirigido por Paulo Fontenelle.
O evento contará ainda com uma palestra do organizador geral do Fest Aruanda, professor Lúcio Villar, seguido de debate com o tema “Do Cinema Silencioso (anos 1920), à Primavera do Cinema Paraibano”. O Aruandando no Brejo, em Guarabira, será aberto às 19 horas da sexta-feira (09/12), no Teatro Municipal Geraldo Alverga. Toda a programação será gratuita ao público nos dois dias.
Assessoria