A Volkswagen deu à Saveiro um novo visual, mas deixou para trás o câmbio automático e o motor turbinado. A competição com a Fiat Strada, sua maior rival, ficou um pouco mais complicada. A picape compacta da fabricante italiana já tem motor turbo e ainda oferece câmbio automático e cabine dupla com quatro portas.
Mas há uma explicação para a Saveiro ter continuado mais simples: a Volkswagen terá uma nova caminhonete aqui no Brasil. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) em apresentação feita para os funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR) da VW.
De acordo com a organização, o projeto “será anunciado em breve”. Ainda são poucas as informações sobre o produto, mas a ideia da fabricante é posicioná-la entre a compacta Saveiro e a nova Amarok, que tem porte médio e receberá um tapa no visual em breve. O modelo será rival de Fiat Toro e Chevrolet Montana por aqui, de acordo com fontes ligadas à fabricante.
Projeto já é conhecido
Os mais atentos vão se lembrar do conceito Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. A proposta é de uma picape intermediária, mas resta saber se a Volkswagen aplicará a mesma robustez do protótipo ou se teremos um projeto mais simples, como o da Montana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2021/5/V/Sp0tpFQM2LVcHBTGUuYA/volkswagen-tarok-2018-arquitetura.jpeg?resize=2000%2C1174&ssl=1)
Naquela época, a fabricante alemã prometia um veículo desenvolvido totalmente no Mercosul, com capacidade de carga para até uma tonelada e compartimento que poderia ser ampliado com rebatimento da divisória entre cabine e caçamba.
O projeto ainda era construído sobre a plataforma MQB, mesma de Golf e Tiguan, e existia a expectativa de ter tração nas quatro rodas. Observando o mercado atual, uma picape deste porte e com estas características seria rival das versões topo de linha de Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage.
Globo