Durante entrevista ao programa Panorama Paraíba, da Rádio POP FM, apresentado pelos jornalistas Napoleão Soares, Felipe França e Álvaro Costa, o vereador Marcos Henriques (PT) afirmou que pretende apoiar dois nomes para o Senado nas eleições de 2026: o governador João Azevêdo (PSB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mesmo que os dois disputem o mesmo cargo por campos opostos. Para o parlamentar petista, o critério fundamental é a lealdade de ambos ao presidente Lula.
“Eu apoio Veneziano porque ele é muito leal ao governo Lula. E, para mim, a prioridade número um é o governo Lula. O que o presidente Lula decidir, eu sigo. Mas também reconheço a lealdade de João Azevêdo com o presidente. Então, possivelmente, votarei nos dois”, afirmou Marcos.
Ao comentar a possibilidade de uma aliança entre o PT e João Azevêdo, o vereador reconheceu entraves, como a resistência de setores ligados ao ex-governador Ricardo Coutinho. “Como fazer essa discussão tendo, por exemplo, o Ricardo Coutinho, que é praticamente um algoz de João? Eles são inimigos políticos. Jamais Ricardo concordaria com esse tipo de aliança. Nem João também”, pontuou.
Apesar disso, Marcos acredita que o diálogo é possível e necessário: “João quer o apoio do PT, e uma das grandes virtudes do nosso partido é que as decisões são tomadas pela maioria. Se Ricardo convencer a maioria do contrário, seguimos. Mas muitos agrupamentos que apoiam o governo Lula também apoiam João.”
Sobre Veneziano, mesmo reconhecendo sua posição atual na oposição, Marcos reforçou o compromisso do senador com o governo federal: “Ele sempre votou com Lula. Já nos recebeu várias vezes no Senado, tem postura, tem coerência. Eu não tenho como ser contra um senador com esse perfil.”
Por fim, o vereador deixou claro que sua posição é pessoal e que ainda vai dialogar com a direção estadual do PT: “Possivelmente, certo? Porque ainda não conversei com a direção do partido. Mas tudo indica que estarei com Veneziano. E também com João. Ambos, na minha visão, merecem o apoio.”
Por: Napoleão Soares