Setor agrícola vive nova realidade no município e Secretaria de Agricultura comemora avanços

A Secretaria de Agricultura de Mamanguape tem mudado a realidade do setor no nosso município. O trabalho realizado desde o início do ano de 2017 tem produzido frutos e se multiplicado neste ano.

A realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) atendeu mais de 700 propriedades rurais como georreferenciamento. O cadastro é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

O órgão também realizou a entrega da declaração do ITR de forma totalmente gratuita para os pequenos produtores rurais. Neste ano também foi implantada a Feira da Agricultura Familiar, atende a muitos pequenos produtores rurais que agora podem comercializar seus produtos numa feira direcionada para eles.

disponibilização de 03 (três) tratores para corte de terra, algo inédito no município, e a assistência com técnicos especializados em campo reduziu o custo da logística para os pequenos agricultores. Além disso, eles ainda foram atendidos com capacitações em diversas áreas do setor agrícola (avicultura, piscicultura, saúde do homem do campo, cuidados com o uso de agrotóxicos, controle biológico de pragas, produção de Cana-de-açúcar e frutíferas diversas.

Dentre as várias qualificações realizadas, os produtores familiares foram capacitados para a transição da produção convencional para a agroecológica. A regularização de 8 (oito) Associações Rurais tirou da informalidade essas organizações essenciais na luta pelos direitos dos agricultores. A Secretaria de Agricultura também atuou na vacinação de bovinos e bubalinos, colaborando diretamente no combate a febre aftosa e raiva.

A secretaria também implantou o Programa de Capacitação em Meio Ambiente e Agricultura, com palestras educativas nas escolas sobre meio ambiente, capacitações diversas na área de produção orgânica de vegetais e curso de compostagem, entre outros. Buscando fornecer carne de qualidade que atenda as normas de higiene, o órgão implementou a gestão de alta qualidade no Matadouro Público, com manutenção, fiscalização e aquisição de equipamentos.

fortalecimento da cadeia produtiva animal, com a qualificação em Piscicultura e Carcinicultura, para os pequenos produtores, foi outro importante avanço realizado em parceria com uma empresa privada. Algo semelhante aconteceu com a assistência técnica especializada na projeção de ideias para órgãos de fomento para execução de projetos para o PAA e PNAE municipal e estadual.

As ações elencadas nesta matéria são apenas uma parte das muitas iniciativas apresentadas pelo órgão e reconhecidas pela comunidade agrícola local. A agricultura vive um novo tempo em nosso município e atua efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas que dela dependem.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Comentários