Na tarde de ontem (29), o prefeito Matheus Bezerra apresentou os profissionais que compõem as equipes (eMulti e SAD), que atuarão diretamente na Atenção Primária. Com cuidados prestados em casa pelo time SAD- Serviço de Atenção Domiciliar e atendimentos especializados pela eMulti, nas USF’s, a gestão avança ainda mais na cobertura do município. Vamos te explicar um pouco de cada serviço.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) caracteriza-se como um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e nos serviços de urgência, substituindo ou complementando a internação hospitalar. Este serviço tem como objetivos: desospitalização; redução da demanda por atendimento hospitalar; redução da permanência de usuários internados; humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários. Compõem a equipe do SAD: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social.
As eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes APS. O atendimento multiprofissional vem para apoiar a capilaridade da atenção primária, reforçando seu potencial para solucionar a maioria dos problemas de saúde da população.
Para o prefeito Matheus Bezerra, a proposta da implantação dos programas é resultado do compromisso da gestão com a população. “As pessoas precisam de cuidado, carinho e atenção especial no atendimento. Não é fácil ter em casa um parente em condições de doença crônica, que gera tanta angústia para seus familiares. Com este trabalho, então, levamos para dentro das casas e USF’s, o profissionalismo, envolvido em um caráter de dignidade, acolhimento e a humanização necessária”, enfatizou.
Texto: Simone Lira
Fotografia: Bello Soares
Assessoria