A prefeita de Carlinda (MT), Carmen Martines (União Brasil), afirmou que renunciará ao mandato após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada ao UOL nesta segunda-feira 7.
Pecuarista e apoiadora do candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL), Martines foi eleita prefeita em 2016 e reconduzida ao cargo em 2020. A resistência em aceitar a vitória de Lula, segundo ela, se dá por “não compactuar com a ideologia” do petista e pelas condenações na Operação Lava Jato.
Lula, vale dizer, foi condenado, em 2018, pelo então juiz Sergio Moro. Os processos, porém, foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu também a suspeição de Moro.
A prefeita disse já ter comunicado a decisão aos secretários e solicitado a organização das pastas para seu vice, Pastor Fernando de Oliveira (PSC).
Caso não renuncie, Martines afirmou que decretos federais que divirjam de sua “linha de pensamento” não serão executados. Após a renúncia, ela diz que se afastará da vida pública durante o período em que Lula permanecer no Planalto.
Carta Capital