A melhoria do transporte público e da mobilidade urbana em João Pessoa tem sido uma das principais bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), criador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Entre as suas iniciativas mais recentes relacionadas a esta causa, podemos citar os requerimentos 4.977/2023 e 4.978/2023, para atender os moradores que residem no bairro Valentina de Figueiredo e fazem uso diário do transporte coletivo.
Através do Requerimento N° 4.977/2023, aprovado pela CMJP e encaminhado à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Marmuthe solicitou a realização de estudos técnicos para alteração de itinerário da linha de ônibus 9901 – Mangabeira Shopping/Valentina, para viabilizar o deslocamento e transporte coletivo dos moradores do Valentina II, proporcionando mais comodidade e segurança.
O parlamentar também pediu, através do Requerimento N° 4.978/2023, a realização de estudos para possibilitar a circulação de mais ônibus das linhas 5.120 – Valentina/Epitácio e 1.519 – Valentina/Cruz das Armas durante os finais de semana e feriados, para atender e viabilizar o deslocamento dos moradores, inclusive aqueles que utilizam o transporte coletivo para fins de trabalho. O documento também foi aprovado e encaminhado à Semob.
“As duas solicitações têm como objetivo atender as necessidades dos usuários do transporte público coletivo da nossa região. No caso da linha 9901 – Mangabeira/Valentina seria importante uma mudança de itinerário, para atender também aos passageiros que residem no Valentina II e precisam se deslocar diariamente para Mangabeira. Trata-se de um pedido antigo dos moradores”, destacou Marmuthe.
Vale salientar que o sofrimento dos moradores do Valentina de Figueiredo, quanto aos ônibus urbanos, é antigo. Historicamente, a oferta de linhas e de ônibus tem sido bem menor que a demanda desta enorme localidade, o segundo maior bairro de João Pessoa. “Procuramos manter um diálogo permanente sobre isso com a Semob e com as empresas também. E temos insistido no respeito que deve ser dado aos usuários do transporte coletivo. A escassez de ônibus para atender o grande número de moradores do Valentina é um problema recorrente, crônico, mas pode ser resolvido”, disse Marmuthe.
Assessoria