A votação final para a escolha dos vencedores do Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11). Nesta edição, após 26 anos de ausência, o Brasil é representado pelo filme “Ainda Estou Aqui” na premiação.
“Emília Pérez” é o filme mais indicado desta edição, com 13 nomeações. Confira aqui os principais detalhes sobre o processo de seleção dos vencedores da grande noite do cinema.
Quem escolhe os vencedores do Oscar?
Para a seleção dos indicados ao prêmio, geralmente, ocorre uma votação entre os membros de cada categoria. Por exemplo, os atores votam nas categorias de atuação, os diretores votam em direção, e assim por diante.
Já para escolher os vencedores, todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm o direito de votar em todas as categorias, incluindo a de Melhor Filme.
Como acontece a votação para Melhor Filme no Oscar?
Em vez de escolher um único filme entre os indicados, os votantes da categoria de Melhor Filme utilizam o sistema de “voto preferencial”, no qual classificam os filmes por ordem de preferência.
Os membros votantes classificam os indicados a Melhor Filme de 1 a 10, do preferido (1) ao menos preferido (10). O vencedor será o filme que receber 50% ou mais dos votos.
Caso nenhum filme atinja esse percentual inicialmente, o filme com menos votos é eliminado, e os votos dos membros que o escolheram como sua primeira opção são transferidos para o filme que estiver em segundo lugar em suas preferências.
Se a segunda escolha de um membro for o filme eliminado, seus votos serão direcionados para a terceira escolha, e assim por diante. Esse processo segue até que um filme conquiste 50% ou mais de todos os votos.
Até quando a votação do Oscar 2025 acontece?
Os vencedores do Oscar 2025 serão escolhidos por meio de um processo de votação que ocorrerá de 11 a 18 de fevereiro.
Indicado a três categorias, incluindo Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” representa a melhor chance do Brasil de conquistar um prêmio em quase duas décadas.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março.
CNN