Número de eleitores supera o de habitantes em vinte municípios paraibanos

mapa-territorial-da-paraiba-completo-imprimir-todas-as-cidadesEm vinte municípios paraibanos foram registrados um maior número de eleitores do que de habitantes. Os dados foram obtidos a partir do cruzamento de informações entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – os mais atualizados do instituto (em julho deste ano). No total, 348 cidades brasileiras estão na mesma situação, o que representa 6,2% do total de 5.568 municípios em que serão realizadas eleições 2016.

Entre as cidades paraibanas que mais se destacam na diferença entre os dados de eleitorado e habitantes aparecem Lastro (com 764 eleitores a mais) e Bom Jesus (673). Outras cidades, a exemplo de Frei Martinho, o número o número de habitantes é apenas um pouco maior que o de eleitores registrados pelo TSE. A cidade, tem apenas 2.986 habitantes, 79 a mais do que o número de votantes (2.907).

Em todo o Brasil, a maior diferença entre estes dados está em Canaã dos Carajás, no Pará, onde estão registrados 39.832 eleitores. O IBGE estima uma população de 33.632 pessoas no município, ou seja, há 6.200 eleitores a mais que moradores. Em 2012, 305 municípios brasileiros registraram essa diferença, sendo 15 paraibanos.

Para o TSE, apesar da diferença entre os dados, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. Ainda segundo o tribunal, isso pode ser explicado pelo vínculo estabelecido entre pessoas que trabalham em uma cidade e moram em outra, o que não configura fraude.

municipios-eleitores-habitantes.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Blog do Gordinho



Comentários