O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB), presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro na Câmara dos Deputados, iniciou nesta segunda-feira (3) a agenda oficial da Missão Ásia com uma visita técnica ao Porto de Busan, na Coreia do Sul – o 6º maior porto do mundo e um dos mais modernos em tecnologia e sustentabilidade.
A visita marcou o início das atividades técnicas do grupo brasileiro na Coreia, que busca conhecer de perto as soluções aplicadas por um dos principais centros logísticos globais.
O Porto de Busan é referência em eficiência operacional, automação de processos, integração multimodal com ferrovias, rodovias e zonas industriais) e investimentos em sustentabilidade. “Como presidente da Comissão da nova Lei de Portos (PL 733/2025), essa visita é essencial para absorvermos aprendizados que poderão modernizar, desburocratizar e tornar mais sustentável o sistema portuário brasileiro, trazendo inovação e competitividade ao nosso país”, afirmou Murilo Galdino.
A comitiva brasileira foi recebida por importantes autoridades da Coreia do Sul. Participaram da visita o relator do PL 733/2025, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), a deputada Daniela Reinehr (PL-SC) e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, além de técnicos e representantes do setor.
A agenda segue nos próximos dias com novas reuniões e visitas a instituições coreanas voltadas à inovação tecnológica e à governança portuária, fortalecendo o intercâmbio entre Brasil e Coreia e contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à modernização do sistema portuário nacional.
Assessoria







