quarta-feira, 15 de abril de 2026
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Paraíba

MP manda Câmara de Serra Branca anular eleição antecipada da Mesa Diretora e alerta para ação judicial

Redação Por Redação
15/04/2026
A A
MP manda Câmara de Serra Branca anular eleição antecipada da Mesa Diretora e alerta para ação judicial

O Ministério Público da Paraíba recomendou a anulação imediata da eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Serra Branca para o biênio 2027/2028. O ato, realizado durante sessão extraordinária em 9 de janeiro de 2026, foi considerado ilegal pela Promotoria de Justiça do município.

De acordo com o que foi apurado pela redação do BC1, a recomendação é direcionada ao presidente da Casa, vereador Hércules Araújo de Holanda, e se estende aos demais parlamentares do Legislativo municipal. O documento determina que sejam anulados, no prazo de 10 dias, todos os atos administrativos e legislativos ligados à eleição antecipada, inclusive a promulgação do resultado.

IMG 7915

O fundamento central da recomendação está na própria Lei Orgânica do Município de Serra Branca. Segundo o Ministério Público, o artigo 17, parágrafo 3º, estabelece que a eleição para renovação da Mesa Diretora deve ocorrer no último ano do biênio. Para a Promotoria, a escolha feita em janeiro do primeiro ano do período afronta frontalmente a norma municipal.

IMG 7916

O documento também cita entendimento já pacificado pelo Supremo Tribunal Federal nas ADIs 7733 e 7350/TO. Segundo essa jurisprudência, eleições para composição da Mesa Diretora do Poder Legislativo precisam observar o princípio da contemporaneidade, ou seja, devem acontecer em período próximo ao início do mandato a ser exercido, e não com grande antecedência.

Na recomendação, o promotor Ailton Nunes Melo Filho afirma que atos administrativos e legislativos que desrespeitam a Lei Orgânica e a Constituição são nulos de pleno direito e representam afronta à moralidade administrativa. Por isso, além de pedir a anulação da eleição, o Ministério Público também recomendou que a Câmara se abstenha de convocar nova disputa fora do período legalmente permitido.

O BC1 apurou que a Promotoria deu prazo de 10 dias para que a Câmara informe, por escrito, se acatará ou não a recomendação, com a devida comprovação da anulação do pleito, caso a medida seja cumprida. O Ministério Público adverte que, em caso de descumprimento, poderá ajuizar Ação Civil Pública para pedir à Justiça a decretação da nulidade do ato, sem prejuízo da apuração de eventuais responsabilidades.

Explicação didática para a população

O que aconteceu?

A Câmara Municipal de Serra Branca realizou, em janeiro de 2026, uma eleição antecipada para escolher a Mesa Diretora que comandaria a Casa no biênio 2027/2028. O Ministério Público entendeu que isso foi feito fora do tempo permitido pela lei.

 

O que é a Mesa Diretora?

É o grupo que comanda os trabalhos da Câmara. Normalmente envolve presidente, vice-presidente e secretários. É esse grupo que organiza votações, sessões e parte da condução política e administrativa do Legislativo.

Por que o MP diz que a eleição foi ilegal?

Porque a própria Lei Orgânica do Município de Serra Branca diz que a eleição para renovação da Mesa deve acontecer no último ano do biênio. Segundo o documento, a Câmara fez essa escolha cedo demais, logo no primeiro ano do período, o que contraria a regra local. Além disso, o Ministério Público cita entendimento do Supremo Tribunal Federal de que esse tipo de eleição deve respeitar o princípio da contemporaneidade, ou seja, ocorrer mais perto do início do mandato que será exercido.

O que o Ministério Público mandou fazer?

O promotor recomendou que o presidente da Câmara, Hércules Araújo de Holanda, e os demais vereadores anulem, em até 10 dias, todos os atos administrativos e legislativos ligados à eleição antecipada realizada em 9 de janeiro de 2026. Também recomendou que a Câmara não faça nova eleição fora do período legal.

O que acontece se a Câmara não cumprir?

Se a recomendação não for atendida, o Ministério Público avisa que poderá entrar com Ação Civil Pública para pedir à Justiça a nulidade do ato, além de apurar possíveis responsabilidades. A Câmara também deve responder formalmente, em até 10 dias, dizendo se vai ou não cumprir a recomendação.

 

Blog do Clilson Junior.

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Matérias relacionadas

MP Eleitoral recomenda redução de contratações temporárias de servidores na Paraíba
Paraíba

MP Eleitoral recomenda redução de contratações temporárias de servidores na Paraíba

Lucas Ribeiro assume definitivamente o Governo da Paraíba dia 2 de abril
Paraíba

Governador Lucas Ribeiro descarta intervenção estadual no município de Cabedelo

Vereador Bruno Brito revela insatisfação com oposição e diz ter mais diálogo com situação em Itapororoc
Política

Vereador Bruno Brito revela insatisfação com oposição e diz ter mais diálogo com situação em Itapororoc

ComentáriosCancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

Pesquisa PB Agora/Anova aponta Cícero na liderança isolada com Lucas Ribeiro em segundo e Efraim em terceiro

Aos 82 anos, Adamastor Madruga recebe homenagem e reafirma lugar eterno na história de Itapororoca

Lucas Pereira diz que não pensa em disputar reeleição e foca na gestão

Hyundai HB20 1.0 é versão de entrada completa que faz mais de 17 km/l

Gilma Germano vai à posse de Leo, expõe ferida antiga e acende sinal sobre 2026

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2026 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.