A deputada federal, Tabata Amaral esteve, nessa segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para participar de uma audiência pública sobre o Plano Nacional da Educação (PNE) para o decênio 2024-2034, promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pela elaboração do novo PNE, com base no Projeto de Lei 2614/24.
Tabata, que integrou o colegiado, emocionou-se ao falar sobre suas raízes paraibanas e a inspiração que recebeu de seu pai, um cobrador de ônibus de Itabaiana que faleceu jovem, vítima das drogas.
“Eu sou muito orgulhosa de ser filha de um homem que vem de Itabaiana, aqui na Paraíba. Meu pai era cobrador de ônibus, escrevia o que vivia na rua, em livros para mim… Perdemos meu pai muito novo, 39 anos, para as drogas. Vocês imaginam a emoção que eu estou aqui”, disse a deputada.
A proposta do novo PNE enviada pelo governo federal ao Congresso traz 18 metas a serem cumpridas até 2034, abrangendo desde a educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, até a educação integral, diversidade, inclusão, ensino profissional e tecnológico, ensino superior e melhorias na estrutura da educação básica.
O novo plano substituirá o atual PNE (2014-2024), cuja vigência foi prorrogada até o final de 2025, reforçando o compromisso nacional com a melhoria da educação em todas as suas etapas e modalidades.
Por: Napoleão Soares