O João Pedro de Várzea, no Vale do Sabugi, Paraíba, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. A lei é de autoria do deputado estadual George Morais (União Brasil), que por sua vez atendeu ao pedido formalizado pela Secretaria de Cultura do município.
O João Pedro de Várzea tem se caracterizado como evento permanente na cultura da população local e de toda a região, recebendo milhares de turistas, e este reconhecimento vai permitir a manutenção e preservação da identidade cultural e valorização da memória coletiva.
A festa acontece anualmente no mês de julho e é uma das mais tradicionais da Paraíba. O evento reúne shows no palco principal, no Parque do Juazeiro, e em outras áreas, como por exemplo no Palhoção do povo, além de outras expressões culturais.
Entre os destaques da última edição, que aconteceu entre 18 e 21 de julho, estavam os artistas Xand Avião, Solange Almeida, Michelle Andrade e Toca do Vale. O João Pedro foi criado no ano de 1984 e está completando 40 anos de existência.
Portal Vale Notícias