quarta-feira, 21 de abril de 2021
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos

Governo publica novo decreto sobre armas; cidadão comum não pode adquirir fuzis

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
22 de maio de 2019
Governo publica novo decreto sobre armas; cidadão comum não pode adquirir fuzis

Governo recua em alguns pontos polêmicos e publica novo decreto sobre armas. Foto: Divulgação

Governo recua em alguns pontos polêmicos e publica novo decreto sobre armas. Foto: Divulgação

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 22, novo decreto que altera regras do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, que trata da aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo no país. Em nota, o Palácio do Planalto informou que as mudanças foram determinadas pelo presidente Jair Bolsonaro “a partir dos questionamentos feitos perante o Poder Judiciário, no âmbito do Poder Legislativo e pela sociedade em geral”. O governo, porém, diz que as modificações não alteram a “essência” do decreto.

O novo decreto está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O texto inicial, do dia 7, facilitava o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos, e liberava a compra de fuzil por qualquer cidadão.

Após polêmicas referentes ao tema, o governo decidiu vetar o porte de armas de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns. Ela entra na categoria de arma de fogo portátil (não autorizada) – e foi autorizada para proprietários de áreas rurais.

Confira as mudanças:

O decreto de Bolsonaro passa a diferenciar os conceitos de arma de fogo de porte, portátil e não portátil.

– Arma de fogo de porte (autorizada): com dimensões e peso reduzidos, que pode ser disparada pelo atirador com apenas uma de suas mãos, a exemplo de pistolas, revólveres e garruchas.

– Arma de fogo portátil (não autorizada): aquela que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, pode ser transportada por uma pessoa, tais como fuzil, carabina e espingarda.

– Arma de fogo não portátil (não autorizada) aquela que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, precisa ser transportada por mais de uma pessoa, com a utilização de veículos, automotores ou não, ou sejam, fixadas em estruturas permanentes.

ÁREA RURAL

Segundo informe do governo, a autorização para o porte de arma de fogo portátil na área rural valerá apenas para quem tem imóvel “e se dedica à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial”. Antes, o decreto era mais abrangente e dizia que moradores de áreas rurais faziam parte do rol de quem pode pedir o porte de arma de fogo.

PRÁTICA PARA MENORES

O texto cita que a prática de tiro esportivo é permitida a partir dos 14 anos de idade com autorização do responsável. Antes, o decreto falava que a prática seria permitida para menores de 18 anos.

PORTE EM AVIÕES

O governo deu à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a atribuição para estabelecer normas de segurança para controlar o embarque de passageiros armados e fiscalizar o seu cumprimento. A versão anterior dava essa competência exclusivamente aos ministérios da Defesa e da Justiça, sem incluir a Anac. Companhias aéreas temiam esse trecho do decreto.

VALIDADE DO REGISTRO

O novo decreto esclarece que a validade do porte de arma é de dez anos. Segundo o governo, antes havia a indicação de que ele seria renovado a cada década, “sem estabelecer que a validade seria de dez anos”.

MUNIÇÕES PROIBIDAS

O governo diz que estão proibidas “as munições incendiárias, as químicas e outras vedadas em acordos e tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatário”. Segundo o Planalto, esse ponto “não estava expresso” na versão anterior e buscou-se esclarecê-lo.

Mudanças relacionadas aos colecionadores, caçadores e atiradores:

– Esclarecimento de que o porte de arma de fogo para os atiradores será expedido pela Polícia Federal aos que demonstrarem o cumprimento dos requisitos previstos na lei, quais sejam, aptidão técnica, aptidão psicológica, idoneidade moral, ocupação lícita e residência certa;

– Parametrização quantitativa das armas de porte e portáteis que podem ser adquiridas pelos CACs registrados junto ao Comando do Exército mediante comunicação prévia: serão 5 armas de uso permitido e 5 armas de uso restrito de cada modelo por colecionador, 15 armas de uso permitido e 15 armas de uso restrito por caçador e 30 armas de uso permitido e 30 armas de uso restrito por atirador. Acima desses quantitativos, mesmos os CACs registrados precisam de autorização prévia do Comando do Exército;

– Atiradores e caçadores não poderão adquirir armas de fogo não portáteis. Colecionadores poderão adquirir nos termos da regulamentação a ser expedida pelo Comando do Exército.

– Esclarecimento quanto à prática de tiro esportivo de menores de idade: fixação de idade mínima de 14 anos, exigência de autorização de ambos os responsáveis, bem como limitada às modalidades reconhecidas pelas entidades de administração do tiro. (Com informações do Diário do Poder)

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

Matérias relacionadas

Prefeitura de Marcação inicia aplicação de 2ª dose da vacina contra Covid-19, em idosos de 60 a 69 anos
Litoral Norte

Prefeitura de Marcação inicia aplicação de 2ª dose da vacina contra Covid-19, em idosos de 60 a 69 anos

Adriano, Murilo, Nabor e Hugo discutem recursos para PB, fortalecimento dos municípios e projeções para 22
Política

Adriano, Murilo, Nabor e Hugo discutem recursos para PB, fortalecimento dos municípios e projeções para 22

Programa de novas obras rodoviárias do Estado contempla recuperação da PB-079 solicitada por Eduardo Carneiro
Paraíba

Município de Areia recebe título de Capital Paraibana da Cachaça

Comentários Cancelar resposta

MAIS LIDAS

  • Jovem itapororoquense se destaca como talento do futebol e é selecionado para jogar no time do Santos

    Jovem itapororoquense se destaca como talento do futebol e é selecionado para jogar no time do Santos

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Exemplo: Vereador de Curral de Cima doa todo seu salário de abril para compra de cestas básicas

    3477 Compartilhar
    Compartilhar 3477 Tweet 0
  • MPPB abre inquérito para investigar funcionários fantasmas e pagamento irregulares pela prefeitura de Borborema

    463 Compartilhar
    Compartilhar 463 Tweet 0
  • Sobre os Paulinos, deputada Camila Toscano dispara: “É muita tapinha nas costas e pouco trabalho”

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cuité de Mamanguape: Justiça Eleitoral determina que candidato retire Fake News das redes sociais e fixa multa de R$ 25 mil por descumprimento

    0 Compartilhar
    Compartilhar 0 Tweet 0

MAIS LIDAS

“Vou me dedicar à medicina, mas não descarto seguir a tradição da família na política e no MDB”, diz Gabriel Fernandes ao Blog

Deputado Efraim Filho afirma que buscará retorno da Operação Carro Pipa suspensa pelo Governo Federal

‘Ponte sobre Rio Mamanguape da estrada do Abacaxi é uma obra do ODE’, diz Josilda Lopes

Prefeita de Rio Tinto rechaça boatos sobre afastamento do cargo e diz: “mais um fake News dos derrotados nas eleições 2020”

Mudanças no Código de Trânsito começam a valer neste mês

INSTAGRAM

  • A prefeita Eunice Pessoa concedeu entrevista na manh   desta segunda-feira  15  a R  dio Correio do Vale FM para falar das medidas adotadas at   o momento pelo munic  pio no combate    COVID-19  Em sua companhia estavam as secret  rias Daniele Rodrigues  Finan  as  e Edna Gon  alves  Gabinete   pelo coordenador de comunica    o Alex Figueiredo e pelo vereador Dr  Zen  bio    Leia mais  blogchicosoares com
  • A Parai  ba e a cidade de Guarabira  perdeu na tarde de hoje  um dos seus maiores poli  ticos  Assim como disse sua amada esposa  Le  a Toscano  ZT ou melhor nosso amigo    Gato Preto    deixa um legado de honestidade  credibilidade  lealdade  e  tica e muita seriedade na poli  tica    Eu serei sempre grato a voce   e todo cla   Toscano por todas oportunidades que me deram  Descansa em paz meu amigo e pode ter certeza que os paraibanos  em especial os guarabirenses devem muito a vc     meussentimentos   vaideixarsaudades  descansaempaz  obrigadoportudo
  • Ao reagir    opera    o de busca e apreens  o da Pol  cia Federal em endere  os de aliados do presidente Jair Bolsonaro  o deputado Eduardo Bolsonaro deu a entender que um    momento de ruptura    seria s   quest  o de tempo e mencionou a possibilidade de o pai tomar uma    medida en  rgica     O presidente  por sua vez  disse que n  o toleraria mais um dia igual   quele  Pareceu um ultimato    Leia mais  blogchicosoares com
  • A vereadora Josilda Lopes  Cidadania  informou nesta segunda-feira  8  ao Blog  que    pr  -candidata    Prefeitura de Itapororoca nas elei    es municipais deste ano  O an  ncio foi realizado em entrevista    gravada     pelo rep  rter J  nior Lisboa     do  site linguadeaco com br  para o Programa R  dio Rep  rter comandado por Williams Soares e equipe    Leia mais  blogchicosoares com
  • O PRTB rompeu politicamente  nesta sexta-feira  05   com o prefeito de Jo  o Pessoa  Luciano Cartaxo  PV  Ambos eram aliados desde 2018  quando o partido anunciou apoio a Luc  lio Cartaxo  ex-candidato ao Governo da Para  ba   Com isso  alguns cargos foram entregues  dentre eles o de secret  rio-adjunto da Funjope  que era ocupado por F  bio Carneiro    Leia mais  blogchicosoares com
  • O vice-prefeito de Joa  o Pessoa e presidente estadual do Solidariedade  Manoel Ju  nior  negou nesta quinta-feira  4  que o partido tenha assumido qualquer posic  a  o de apoio a um dos pre  -candidatos a   prefeitura da Capital     Nosso partido ainda vai colocar o tema em pauta para  no momento certo  tomar uma decisa  o que indique o melhor caminho para o futuro de Joa  o Pessoa     afirma   Leia mais  blogchicosoares com
  • Os prefeitos Pedrito Gomes  DEM  e Emerson Panta  PSDB  deixaram as arestas de lado e se uniram para combater a propaga    o do novo Coronav  rus nas cidades de Cruz do Esp  rito Santo e Santa Rita  Desde o come  o dessa semana as duas prefeituras est  o realizando a    es em conjunto para proteger a popula    o das duas cidades dessa doen  a que vem assolando a Para  ba e mundo    Leia mais  blogchicosoares com
  • O presidente da C  mara  Rodrigo Maia  DEM-RJ   afirmou nesta quarta-feira  3  que a primeira parcela do socorro a Estados e munic  pios deve ser entregue aos entes at   a pr  xima ter  a-feira  9  Segundo ele  a informa    o foi repassada pela equipe econ  mica do governo     Liberando dia 9    uma data pr  xima  O que demorou mesmo foi a san    o     disse    Confira no blogchicosoares com
  • At   o final do m  s de junho  possivelmente o Tribunal Superior Eleitoral  TSE  definir   se haver   ou n  o o adiamento das elei    es com datas de  4 de outubro  primeiro turno     25 de outubro segundo turno   alterando o calend  rio previamente estabelecido  Independente dessa indefini    o  o Prefeito de Jacara    Elias Costa est   se articulando com as lideran  as e partidos aliados  al  m da popula    o para at   as conven    es escolher um nome para compor a sua chapa  como candidato a vice    Leia mais  blogchicosoares com

FACEBOOK

Blog Chico Soares

© 2016 – 2021 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entretenimento
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.