A Volkswagen fechou acordo com os sindicatos dos metalúrgicos de São Carlos (SP), Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) para fazer novo ciclo de investimento em suas fábricas.
A fábrica de motores de São Carlos (SP) produzirá o novo motor 1.5 TSI Evo2 que estará presente no VW Taos reestilizado, na picape Tarok e provavelmente no T-Cross nos próximos anos.
A marca também terá o motor 1.0 Turbo Flex com sistema híbrido leve. Esse conjunto estreará no novo SUV que a marca produzirá em Taubaté (SP), por enquanto ele é chamado de VW 246. O modelo chegará em 2025 para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian.
Existe a possibilidade de o Projeto VW 246 ressuscitar o nome Gol, mas isso não foi confirmado pela montadora.
O sistema mild hybrid também deverá ser estendido aos atuais Polo, Virtus e Nivus produzidos em São Bernardo do Campo (SP). A unidade também deverá ganhar um novo automóvel.
Já a fábrica de São José dos Pinhais (PR) terá a picape que é gestada no projeto de codinome VW 247. A picape média compacta será derivada do T-Cross para brigar com Fiat Toro, Chevrolet Montana e com a futura nova geração da Renault Oroch.
O nome da picape deverá ser mesmo Tarok: em convenção aos concessionários da marca, o fabricante fez referência a picape por esse nome.
Na primeira versão do Projeto VW 247, a picape média chegou a ser estudada para ter versões diesel 4×4 e flex, mas o projeto que foi abandonado estava mais próximo da picape conceitual Tarok apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Agora, com o projeto reformulado, o modelo terá dimensões mais próximas às do T-Cross.
Uol