Fernando Naia discute com prefeitos do vale do Mamanguape criação de consórcios para resíduos sólidos

IMG_6513O prefeito Fernando Naia (PSB), foi anfitrião da reunião desta quarta-feira (25), no auditório do SESI Parque da Mata, em Rio Tinto, com prefeitos de outras cidades do Vale do Mamanguape, presidente da FAMUP, Tota Guedes, secretário de Estado de Desenvolvimento e Articulação dos Municípios, Buba Germano, representantes da UFPB e de outros órgãos, para discutir uma solução para os resíduos sólidos e a construção de um aterro sanitário na região.

De vocação municipalista, o secretário Buba Germano disse que a formação de parcerias entre os gestores é importante, principalmente quando se pratica políticas públicas com qualidade e eficiência. “Não tenho dúvidas, de que a formação de consórcios é uma excelente alternativa para solucionar os problemas do lixo. A união de todos os municípios pode tornar-se um modelo de gerir o lixo de forma prática, rateando os custos entre todos”, destacou Germano.

Segundo o presidente da FAMUP, Tota Gudes, a maioria dos municípios paraibanos tem sérios problemas com a questão dos resíduos sólidos, não dispõe de recursos para resolver o problema. Ele afirmou que a saída é a formação de consórcios dos municípios, buscar parcerias dos governos federal e estadual.

O prefeito Fernando Naia, avaliou a reunião como positiva com os gestores da região. O socialista está otimista que o Vale do Mamanguape tem potencial para se desenvolver, por tanto, é necessário à união de todos os 12 municípios.

Participaram do evento os prefeitos, José Aurélio, conhecido por Baia, do (PSDB) de Pedro Régis, de Cuité de Mamanguape Jair Magno (PSC) e Mataraca, Egberto Madruga (PTB), a vice-prefeita de Rio Tinto, Aurileide Chagas, vereadores e secretários municipais. Outros municípios mandaram representantes.

Por Chico Soares e Napoleão Soares

 



Comentários