A presidente da Associação Amigas do Peito, Dra. Joana Barros participou, nessa terça-feira (14), de uma sessão solene na Câmara Municipal de Itapororoca, onde abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de orientar sobre cuidados relacionados à saúde da mulher.
Em entrevista, Dra. Joana destacou a necessidade de autoexame e acompanhamento médico, especialmente para mulheres em faixas etárias de maior risco.
“Toda mulher não precisaria nem procurar um mastologista. Essa informação, ela é acessível. A gente tem mama, a gente tem que se examinar. Mulheres a partir de 40 anos devem fazer mamografia anualmente. Às vezes, até antes, se você tem uma mãe que teve câncer de mama aos 40, as filhas devem começar a fazer a mamografia a partir dos 30, então cada caso deve ser avaliado individualmente. A ultrassonografia é um método muito importante, mas ele é um complemento da mamografia.”, destacou.
A médica também comentou sobre a colocação de próteses de silicone, destacando que se trata de uma decisão pessoal, mas que exige atenção aos riscos e acompanhamento médico.
“Se eu tenho uma mama pequena, simétrica, ou que me tira a feminilidade, é possível colocar uma prótese. Entretanto, qualquer mulher que resolva colocar prótese precisa saber os riscos, complicações, infecções, hematomas, rejeições. E não deve negligenciar o cuidado. Todo ano tem que estar lá fazendo seu exame, de preferência com profissionais capacitados.”, acrescentou.
Por: Napoleão Soares e Chico Soares