Em pronunciamento na Câmara, Wilson Santiago destaca importância do Consórcio Nordeste para geração de renda na região

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) fez pronunciamento na Câmara dos Deputados destacando a importância do Consórcio Nordeste para a geração de emprego, renda e diminuição da pobreza na região.

“O Consórcio Nordeste tem um objetivo muito grande. Primeiro, promover o desenvolvimento do Nordeste; segundo, reduzir custo da aquisição de materiais e equipamentos que atendem aos estados do Nordeste, além de fazer que a região seja melhor vista no cenário nacional no que se refere à geração de emprego, de renda e incentivos para que se instalem cada vez mais indústrias”, comentou.

Para se ter uma ideia da importância da Consórcio, em novembro deste ano, os governadores realizaram uma licitação conjunta para a compra de dez medicamentos para a rede de saúde dos nove estados e conseguiram economizar 30%. O valor global da aquisição de medicamentos que vão abastecer hospitais públicos da região seria de R$ 166 milhões se cada estado adquirisse os produtos de forma individual. Com o mecanismo coletivo, a quantia caiu para R$ 118 milhões.

A junção visa ainda explorar o potencial econômico da região na energia renovável, tendo em vista que o Nordeste propicia condições climáticas ideais para a energia eólica e a energia solar; além do turismo, reduzindo a competição predatória entre os estados, aumentando a conexão litorânea entre Piauí, Maranhão e Ceará, criando uma rota única de turismo entre estados com biomas e culturas semelhantes.

Em novembro deste ano, os governadores viajaram para a Europa e se reuniram com aproximadamente 96 empresas da França, Itália e Alemanha, que se mostraram interessadas em fazer negócios no Nordeste brasileiro. Nos encontros realizados em Paris, Roma e Berlim, nas reuniões com empresários e representantes desses países europeus, os gestores nordestinos também explicaram o funcionamento do consórcio e o potencial econômico dos estados do Nordeste, um mercado de 57 milhões de consumidores.

Criado em março deste ano o Consórcio objetiva ainda a implementação de políticas públicas e sociais conjuntas; licitações conjuntas, barateando o custo de produtos e serviços e ações articuladas das forças de segurança pública.



Comentários