Em um movimento que pegou a classe política de surpresa e se tornou o assunto mais comentado em Jacaraú e em todo o Vale do Mamanguape, o ex-prefeito Elias Costa anunciou sua desistência da pré-candidatura a deputado estadual pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Filiado ao MDB e com forte ligação política com o senador Veneziano Vital do Rêgo, Elias era tido como um nome competitivo na corrida eleitoral de 2026, especialmente por sua trajetória como gestor de dois mandatos à frente da prefeitura de Jacaraú, onde saiu com boa aprovação popular.
Elias vinha articulando sua candidatura nos bastidores, realizando encontros com lideranças, vereadores aliados e correligionários. No entanto, após um período de reflexão e consultas com a família e seu grupo político, o ex-prefeito concluiu que este não seria o momento adequado para disputar uma vaga no legislativo estadual.
“Foi uma decisão pensada, com serenidade. Entendi, junto com meu grupo, que o foco agora deve ser a união e o fortalecimento da nossa base, e não a divisão de forças em um projeto que poderia comprometer essa coesão”, afirmou Elias.
Com a desistência, o grupo até o momento, liderado por Elias, que inclui nomes como o empresário Lenildo Lisboa e o ex-candidato a prefeito Valdeci Coutinho, declarou apoio à reeleição do deputado estadual Gilbertinho, do União Brasil. A aliança entre os dois políticos marca um reposicionamento estratégico no cenário eleitoral regional.
O gesto de Elias é visto por alguns analistas como um movimento maduro e calculado, já para outros, enfraquecimento político. Segundo fontes da Cidade das Castanhas, Costa visa preservar o capital político acumulado ao longo de sua carreira e tenta manter seu grupo unido e influente para as próximas disputas eleitorais no município.
Por: Napoleão Soares