Mais de 60% das escolas públicas da Paraíba, incluindo os equipamentos estaduais e municipais, não possuem rede de esgoto, segundo dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025. Defensor do amplo direito à educação de qualidade, o deputado Chió (Rede) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para pedir ao Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, a criação de uma ação conjunta com os municípios para ampliação da rede de esgoto nas escolas públicas da Paraíba.

“A educação pública da Paraíba vive um novo momento durante as gestões do governador João Azevêdo. Avançamos muito em qualidade de ensino, valorização dos professores e infraestrutura. Mas ainda precisamos de mais. Esse dado de mais de 60% de escolas sem esgotamento é muito triste, mas reversível com o gerenciamento de qualidade que temos na Secretaria de Educação. Por isso, peço ao secretário Wilson Filho que possa dar uma atenção para essas escolas, sejam elas municipais ou estaduais. O Estado precisa coordenar as ações e oferecer assistência técnica, financiamento e convênios para melhorar esses dados”, pediu o parlamentar.
O pedido também foi aprovado pela Assembleia Legislativa através de requerimento votado por unanimidade pelos parlamentares presentes. O Deputado sugeriu, ainda, a parceria do Estado com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) para uso e ampliação da tecnologia SARA (Saneamento Ambiental e Reúso de Água), também para as escolas. A tecnologia promove a coleta e o tratamento do esgoto domiciliar, para produção de uma fonte alternativa de água e nutrientes na agricultura familiar.
Segundo o anuário, apenas 39,8% das escolas públicas paraibanas contam com rede de esgoto, índice acima da média do Nordeste (30%).
Assessoria