A cidade de Borborema, no Brejo paraibano, encerra neste domingo (10) sua participação na Rota Cultural Caminhos do Frio 2025, evento que ao longo da semana movimentou o município com uma programação intensa de cultura, turismo e tradição. Com o tema deste ano — “Celebrando os Povos Tradicionais” — o festival promove uma imersão nas expressões culturais do interior paraibano, reunindo shows musicais, apresentações de repente, trilhas ecológicas, gastronomia regional e vivências em engenhos locais.
Entre os destaques do encerramento em Borborema, foi o show do cantor José Orlando que aconteceu na noite desse sábado (9), que reuniu visitantes e moradores em clima de celebração.
A próxima parada do circuito é o município de Remígio, que assume a programação a partir desta segunda-feira (11), e contará com shows de grandes atrações da música brasileira, como Ana Carolina, Marcelo Falcão e Vicente Nery, além de uma basta programação cultural e ações turísticas, dando continuidade ao roteiro que percorre dez cidades do Brejo paraibano até 7 de setembro.
Desde sua criação, o Caminhos do Frio se consolidou como um dos principais roteiros de inverno do Nordeste, atraindo visitantes de todo o país em busca de clima ameno, cultura popular e experiências autênticas. A edição 2025 teve início em 30 de junho, na cidade de Areia, e segue até setembro passando ainda por Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
Cada município oferece uma agenda temática própria, reunindo atividades como feiras de artesanato, oficinas culturais, espetáculos teatrais, circuitos turísticos e ações educativas, voltadas à valorização da história e das tradições locais.
Além do impacto cultural, o festival também tem forte repercussão econômica nas cidades participantes, estimulando o setor de hospedagem, gastronomia, transporte e comércio local, movimentando a economia criativa e a cadeia produtiva regional.
Confira abaixo a programação de shows das próximas cidades da Rota Cultural Caminhos do Frio 2025
Remígio – 11 a 17 de agosto
11 de agosto (segunda-feira): abertura oficial às 19h. Show de Yasmin Maria às 21h30 e Forró do Gonzagão às 22h30;
12 de agosto (terça-feira): show musical às 21h, com Banda Alumiar;
13 de agosto (quarta-feira): show musical às 20h, com Tony Drumond, às 22h, com Nonato Neto e às 0h, com Tinho Santos;
14 de agosto (quinta-feira): show musical às 19h, com Niedson Lua, às 21h, com Renata Arruda e às 23h, com Ana Carolina;
15 de agosto (sexta-feira): show musical, às 19h, Escurinho, 19h30, Chama da Resenha com Renan da Resenha, José Fabiano e Mução, às 21h, Black Machine e às 23h, Marcelo Falcão;
16 de agosto (sábado): show musical às 19h30, com Forró de Farra, às 21h, com Forró D2, 22h30, com Vicente Nery e 0h30, com Nathan Vinícius;
17 de agosto (domingo): show musical às 21h30, com Padre Nilson Nunes.
Bananeiras – 18 a 24 de agosto
18 de agosto: abertura e feira de gastronomia e artesanato, às 19h;
19 de agosto: apresentações culturais, sem horário definido;
20 de agosto: apresentação teatral de bonecos com Mestre Clovis, sem horário definido;
21 de agosto: experiências de turismo guiado, nos turnos da manhã e tarde;
22 de agosto: shows musicais com Nando Reis, Latino, Vintage Glove e Kelson Kiss, a partir das 21h;
23 de agosto: shows musicais com Marcelo Falcão, Kevin Djana, DJ EME e Victor Brizeno, a partir das 21h;
24 de agosto: shows musicais com Atitude 67 e Pagode do Brás, sem horário definido.
Alagoa Grande – 25 a 31 de agosto
25 de agosto: show musical, às 21h, sem atração definida;
26 de agosto: concerto musical do Prima/PB, às 20h;
27 de agosto: Voz, violão e poesia, no largo do teatro Santa Ignêz, às 21h;
28 de agosto: Voz, violão e poesia, no largo do teatro Santa Ignêz, às 21h;
29 de agosto: show musical, às 21h, sem atração definida;
30 de agosto: show musical, às 20h, sem atração definida;
31 de agosto: experiências de aventura rural, gastronômica e shows de forró, entre 8h e 12h.
Alagoa Nova – 1° a 7 de setembro
1 de setembro: abertura às 20h e show musical, às 21h, sem atração definida;
2 de setembro: shows musicais com Fofim Dirmantelo e Forró Feitiço, a partir das 20h;
3 de setembro: shows musicais com Assisão e Soni Medeiros, a partir das 20h;
4 de setembro: show religioso com o Padre Diogo Silva, a partir das 20h;
5 de setembro: shows musicais com artistas locais, Limão com Mel e Flávio José, a partir das 20h;
6 de setembro: shows musicais com Amado Batista e Marquinho da Serrinha, a partir das 20h;
7 de setembro: shows musicais com Taty Girl e Brasas do Forró, a partir das 20h.
Fonte 83