Em sessão realizada nesta quarta-feira (08/10), a Casa legislativa tratou de demandas por melhorias urbanas, prestação de contas do Executivo e projetos para o distrito de Salema.

A Câmara Municipal de Rio Tinto, Casa Ponciano Pessoa, realizou, na tarde desta quarta-feira, sua 9ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo. Presidida pelo vereador Sandro Gomes (PSB), a sessão teve início às 14h33 e contou com a aprovação de diversos requerimentos, além de discursos dos parlamentares sobre temas como esporte, transporte estudantil e a urgência da dragagem do Rio Mamanguape.
Dentre os requerimentos aprovados, destacam-se pedidos de infraestrutura para a comunidade. A vereadora Valdirene do Sindicato solicitou a instalação de iluminação pública na rodovia PB-041, nos dois sentidos. Já o vereador Davi Lima foi o autor de quatro proposituras: a revitalização com vestiário, arquibancada e iluminação do campo de Boa Vista; a reforma da Sede Comunitária da mesma localidade; a aquisição de máquinas junto à Codevasf para pavimentar estradas vicinais, com recursos para 5 km de vias; e um Voto de Aplauso para Márcia Dorneles, reconhecida liderança do agronegócio local.
Prestação de Contas do Executivo
Em cumprimento ao dever legal e constitucional, a prefeita Magna Gerbasi encaminhou ofício à presidência do Legislativo respondendo a requerimentos aprovados anteriormente, de autoria dos vereadores Felipe Pessoa, Davi Lima e Ailton Fernandes. O documento presta contas sobre as demandas solicitadas pelos parlamentares.
Conquistas para o Distrito de Salema
Utilizando a tribuna, a vereadora Valdirene do Sindicato, que é líder política do Distrito de Salema, fez um agradecimento público ao governador João Azevedo pelos benefícios recentes destinados à comunidade. A parlamentar listou como conquistas a construção de uma creche, pavimentação com paralelepípedo, uma passagem molhada e a assinatura de um projeto para a construção de 50 moradias no local.
Debates sobre Esporte e Transporte
O vereador Luan Cardoso (Luan Potiguara), líder da oposição, levantou dois temas de interesse público. O primeiro foi a necessidade de o Poder Executivo incluir recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para investir no esporte municipal. O segundo ponto abordado foi a regulamentação do transporte estudantil no município, visando maior segurança e eficiência no deslocamento dos alunos.
Dragagem do Rio Mamanguape é tema central
Um dos assuntos de maior destaque da sessão foi a defesa da dragagem do Rio Mamanguape, feita pelo líder do governo na Casa, vereador Marcos Aurélio (Marcão). O parlamentar alertou que, com a construção da estrutura da pista entre Rio Tinto e a Praia da Campina, futuras enchentes podem atingir gravemente os moradores das comunidades do Veloso, Curral de Fora e Taberába. Marcão reforçou que a obra da dragagem já foi aprovada no Orçamento Democrático Estadual de 2024 e insistiu na necessidade de o Legislativo cobrar a execução da obra junto ao Governo do Estado.
Assessoria