Durante participação no programa Panorama Paraíba, da Rádio POP FM, nesta quinta-feira (7), o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Picuí, Buba Germano, fez duras críticas à gestão municipal da cidade, acusando o ex-prefeito Olivânio e o atual gestor, Ranieri, de envolvimento em práticas de corrupção e fraudes em licitações. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Napoleão Soares, Felipe França e Álvaro Costa.
Segundo Buba, Ranieri não passa de um “ventríloquo” de Olivânio, numa espécie de continuidade disfarçada do governo anterior. “Você já viu aquele showzinho do ventríloquo, com o boneco? Pronto, ele é o ventríloquo da gestão anterior. É um governo de enganação”, disparou.
O ex-parlamentar afirmou que tem se deparado com um cenário de “complô de licitações, superfaturamento de obra e corrupção” na gestão atual e na anterior. “Tudo que eu estou dizendo aqui, eu me responsabilizo. Eu não tenho imunidade parlamentar, falo como cidadão”, afirmou Buba.
Ele também comentou sobre o arquivamento de um processo contra ele que durou duas décadas, e comparou a situação com as acusações que vêm sendo feitas contra os atuais gestores. “Esse cara me denunciou com 15 dias de prefeito, em janeiro de 2005. Passou 20 anos me chamando de corrupto. Agora veja bem: Picuí está muito próximo de saber quem são os verdadeiros corruptos”, declarou.
Buba afirmou que há investigações em curso contra a atual gestão e a anterior, inclusive com inquéritos civis e criminais conduzidos pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. Ele mencionou, por exemplo, a construção de uma escola na comunidade de Serra dos Brandões com valor de R$ 1 milhão, obra que estaria envolta em fraudes e irregularidades.
“Esse cidadão judicializou todas as obras do ex-prefeito Acácio, mas o Ministério da Educação e da Saúde disseram que estava tudo regular. Aí começaram as fraudes: empresa fantasma, serviços não realizados, licitações forjadas”, disse. Ele ainda relatou um caso envolvendo uma ex-secretária de ação social, que teria contratado de forma irregular 100 famílias com recursos do Fundo de Assistência Social, movimentando cerca de R$ 250 mil.
Buba é esposo da ex-deputada estadual Gilma Germano, que disputou a Prefeitura de Picuí nas eleições de 2024. No fim da entrevista, ele declarou apoio incondicional ao presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), para governador da Paraíba nas eleições de 2026.
“Adriano é o nome que reúne as condições de liderar esse novo momento. Tem experiência, articulação e compromisso com os municípios”, pontuou.
Por: Napoleão Soares