Audiência pública no distrito de Estacada, em Curral de Cima, debate abastecimento de água com a população

17391825_1306088362777779_299352573_n A Prefeitura de Curral de Cima, no vale do Mamanguape, realizou na quinta-feira (16), uma audiência pública para debater a qualidade e a falta de água com os moradores do populoso distrito de Estacada. O evento foi proveitoso, aconteceu em uma escola da comunidade, contou com a presença do prefeito Totó Ribeiro (PSDB), a primeira dama, Tekinha Ribeiro, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e de outros segmentos da sociedade.

Os moradores de Estacada estão sofrendo com a falta de água desde os dois mandatos do ex-prefeito Nadir Fernandes (DEM). Agora, o atual prefeito da cidade está buscando apoio dos governos federal e estadual para a solução do problema.

Estacada é abastecida por poço, a água não é de boa qualidade. É preciso a construção de uma barragem que atenda a demanda dos moradores de Curral de Cima e de Estacada, além de outras comunidades rurais, ressaltou Totó Ribeiro.

A secretária da Saúde, enfermeira Renata Ribeiro, disse está preocupada com a falta de água para a população. Ela também afirmou que água não é tratada, é “salobra”. Outro problema, segundo a secretária, são as crianças, com diarreias em Estacada, fato que levará um relatório para a secretaria da Saúde estadual.

Outra solução para a escassez de água será a passagem do canal da barragem Acauã/Araçagi, uma obra que beneficiará a região do vale do litoral norte.

Autoridades municipais e populares da comunidade usaram da palavra. A população pede urgência e a união dos governos para a solução da falta de água.

Doutorando em Geografia, o professor Ivanildo Gomes, em sua fala, disse que a Prefeitura está no caminho certo em debater a qualidade e a falta de água do município, porém, é um problema que não se resolve do dia para a noite, é preciso planejamento, execução do projeto e parcerias com o Estado e a União.

Propositor da audiência, o vereador Gina (PT do B), disse que a população do município e distrito de Estacada sofre por falta de água, porque os antecessores do atual prefeito não tiveram planejamento para resolver o problema.

Os representantes do Governo do Estado, a deputada estadual Estela Bezerra e o secretário João Azevedo foram convidados, mas não participaram da audiência pública. Eles justificaram a ausência, segundo os organizadores do evento.

17392848_1306088739444408_908162662_n

Por Chico Soares

 



Comentários