Desde 2020, o mês de agosto é oficialmente dedicado ao incentivo à amamentação em virtude da Lei nº 11.660, de autoria do deputado estadual Júnior Araújo (PSB). A legislação estabelece agosto como o “Agosto Dourado” , um período de conscientização sobre a importância do leite materno.
“As instituições nesse período tem a utilidade pública de promover campanhas de conscientização e conhecimento para as mães, que muitas vezes acreditam que, com o crescimento dos filhos, o leite materno não é mais suficiente. No entanto, o leite materno oferece benefícios essenciais, como o desenvolvimento cerebral, combate a infecções e proteção contra bactérias e vírus. Incentivar a amamentação é promover saúde e dignidade,” explicou o deputado Júnior Araújo.
Thaise Ribeiro, diretora do Banco de Leite Anita Cabral, destacou a importância do mês de agosto para promover a amamentação. “O leite materno é o melhor alimento que existe, e precisamos desenvolver estratégias para apoiar as mães nesse processo. Agosto é comemorado como o mês da amamentação para incentivar tanto as mães quanto as pessoas ao redor a apoiarem a amamentação,” afirmou Ribeiro.
O Banco de Leite Anita Cabral oferece suporte às mães com dificuldades de amamentação e coleta de leite doado para bebês prematuros. Para mais informações, as interessadas podem contatar o banco pelo Instagram @bancodeleite.anitacabral ou pelo WhatsApp (83) 99103-0059.
A Lei:
O dispositivo estabelece que durante o mês de agosto, as instituições de saúde promoverão ações para conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, e o Poder Público Estadual colaborará no desenvolvimento dessas campanhas.
Assessoria