Na abertura da Semana Pedagógica, ocorrida nesta terça-feira (8), a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino reafirmou o pagamento do piso nacional do magistério, entregou kits escolares para os professores da rede municipal de ensino, e destacou as ações que estão em andamento como a reforma das escolas da rede municipal, inclusive do Colégio Padre Galvão e da Secretaria de Educação e o projeto de implantação de hortas também em todas as escolas.
Com o tema “Diálogos e Apreciações sobre o Ensinar e o Aprender: Acolhendo para um Recomeço”, a semana se estenderá até a próxima quinta-feira (10) com turmas divididas em dois turnos para não gerar aglomeração em obediência às restrições sanitárias para prevenção da Covid-19.
Em sua fala, a prefeita Eliane Galdino disse que o município pretende iniciar as aulas presenciais o mais breve possível, porém dentro de um contexto de segurança sanitária. “Adiamos as aulas para o dia 3 de março e vamos começar obedecendo a todos os protocolos e analisar. Se houver aumento de casos suspendemos, mas se Deus quiser dará tudo certo”.
De acordo com ela, o pagamento do novo piso do magistério, que teve reajuste de 33,24 % está garantido. Outra novidade para este ano será a entrega de mil tablets para todos os alunos do 6° ao 9° ano, ferramenta que irá auxiliar no processo educacional, além da reforma das escolas, que está sendo finalizada. “Assim como todas as escolas, a Padre Galvão que é a maior do município também está sendo reformada e ficando belíssima e tudo com recursos próprios”.
Há em curso um projeto de colorir as escolas com pintura artística e instalar hortas para que os alunos possam plantar e depois colher o produto para se alimentar e despertar o interesse por hortaliças.
Eliane Galdino entregou um kit escolar com uma garrafa de água térmica, uma agenda e uma bolsa com itens como apagador, lápis, canetas, duas máscaras e álcool gel. O kit entregue em uma caixa personalizada. “Tudo foi pensando nos mínimos detalhes porque temos pela educação um especial olhar de atenção e cuidado”, disse a prefeita.