Segundo informações divulgadas pela plataforma, SP Covid-19 Info Tracker os dados mostram que o Brasil registrou nos meses de março e abril de 2021, cerca de 23.411 novas internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com confirmação ou suspeita de Covid-19.
Na Paraíba, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgou no dia 26 de maio, o último Boletim Epidemiológico onde mostra que no ano de 2020 e 2021 foram registrados 359 números de casos de internação por Covid-19 e 24 óbitos de crianças com idades entre 0 e 14 anos.
O médico otorrino pediatra, Danilo Rodrigues, concedeu uma entrevista, nessa terça-feira (21), a um programa de TV, na Paraíba, e explicou um pouco sobre os sintomas, testagem e o uso de máscaras em crianças.
Quais os sintomas de alerta para uma criança que está com Covid-19?
De forma geral, nas crianças mais velhas o quadro vai lembrar o mesmo de um adulto, dor de garganta, garganta arranhando, febre e as vezes dificuldade de respirar. Já nas crianças menores, pode ter um pouco de sintoma parecido, mas, é mais comum a associação com sintoma gastrointestinal. Então, ela tem um pouco de diarreia, dor abdominal. Vamos pensar em dois grupos diferentes de crianças. Aquela mais velha e aquela mais jovem. São dois grupos distintos, pois, diferente do adulto o quadro é mais linear e bem definido.
Como funciona a testagem em crianças?
Crianças menores de um ano ou 2 anos, os pais ficam um pouco receosos. Tem certa dificuldade. Mas, em geral a gente tenta sim testar a maioria das crianças, até porque o inverno está começando, e além do Covid vão ter outros vírus, as gripes, os resfriados. Então, se não reforçarmos a testagem, de fato, não vamos conseguir saber o que é.
O que é a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P)?
É após três ou quatro semanas do quadro de Covid, em crianças, o próprio organismo vai fazer um processo inflamatório, e aí pode atacar o coração, o sistema nervoso central, causando internação e necessidade de atendimento em UTI. Então, essa síndrome ela ocorre depois de três ou quatro semanas. Não no período ativo, mas, depois.
A partir de quantos anos deve usar máscara?
A Organização Mundial de Saúde estimula o uso a partir de 5 anos, mas, os órgãos norte americanos e a Europa orientam estimular o uso a partir dos dois anos.
Por: Napoleão Soares