O prefeito de Jacaraú, Elias Costa, acompanhado do vereador Peron Filho e do Diretor do Departamento da Secretaria de Agricultura, Adval Lima, visitaram nesta última terça-feira (26), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Fortaleza, solicitando uma visita da equipe da Embrapa ao município de Jacaraú, para levantar e construir junto a gestão, um projeto de assessoramento para implementação de um jardim clonal, para o fortalecimento da cultura da castanha de caju, com o objetivo de incrementar um reforço econômico para o município.
“O prefeito Elias desde o início já nos procurava e fomos lá na EMEPA (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba), em João Pessoa para dar início a esse projeto e hoje podemos dizer, que o projeto já está começando de fato a ser implantado o projeto que revolucionará a cajucultura, onde os técnicos virão a Jacaraú para fazer uma visita técnica, ter uma conversa com os agricultores e teremos várias novidades”, enfatizou o Diretor de Agricultura, Adval Lima.
“Tivemos uma reunião com os Técnicos da Embrapa para levarmos o desenvolvimento do Caju Anão-precoce geneticamente modificado à Jacaraú-PB. Acreditamos na potencialidade da economia do nosso Município em cima da Castanha do Caju, nesse sentido, iremos intensificar a produção da amêndoa, aumentando a geração de emprego e renda. Muitas novidades temos a contar sobre a parceria com a Embrapa”, explicou o Vereador, Peron Filho.
A cajucultura é caracterizada como uma das principais atividades da população de Jacaraú. “A cadeia produtiva da cajucultura é responsável por representar grandeparte do potencial econômico da cidade, complementando a renda do agricultor. Tivemos uma reunião com os técnicos do Embrapa, e buscamos essa parceria com intuito de ampliar e facilitar a produção do produto, pois sei que a população do município é, de alguma forma, envolvida com a produção ou beneficiamento da castanha de caju, garantindo trabalho e renda o ano inteiro para as famílias, e com isso ir também consolidando a marca de que somos a terra da castanha”, afirmou o prefeito Elias Costa.
Decom