Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (13) com as intenções de voto para o Governo do Ceará mostra o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) com 52% das intenções de voto no 1º turno contra o atual governador, Elmano de Freitas (PT), que aparece com 33% das intenções de voto.
Os números são do cenário estimulado – aquele em que o nome dos candidatos é apresentado aos eleitores. A diferença de Ciro para Elmano é de 19 pontos percentuais, portanto, acima da margem da erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa testou o cenário de primeiro turno com os sete candidatos anunciados – inclusive Pedro Brito como o candidato pelo partido Novo. Ele desistiu de concorrer ao governo na última terça-feira (12). O partido Novo anunciou que ele será substituído por Vera Lúcia.
A pesquisa também testou o cenário de um eventual segundo turno entre Ciro e Elmano. Neste cenário, Ciro aparece com 55% das intenções de voto contra 37% de Elmano.
Foram entrevistadas 1.022 pessoas entre os dias 10 e 13 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal “O Povo” e registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-04292/2026.
Confira os números abaixo:
Veja os números no cenário estimulado:
Cenário estimulado é aquele em que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor pelos entrevistadores. Confira os números:
- Ciro Gomes (PSDB): 52%
- Elmano de Freitas (PT): 33%
- Pedro Brito (Novo): 1%
- Delegado Huggo (Missão): 1%
- Danilo Soares (Democrata): 1%
- Serley Leal (UP): não pontuou
- Zé Batista (PSTU): não pontuou
- Branco/Nulo/Nenhum: 7%
- Não sabe: 4%
Veja os números no cenário espontâneo:
Cenário espontâneo é aquele em que o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor. Confira:
- Ciro Gomes (PSDB): 28%
- Elmano de Freitas (PT): 20%
- Camilo Santana (PT): 2%
- Não sabe: 43%
- Outras respostas: 3%
- Branco/Ruim/Nenhum: 5%
Veja os cenários de segundo turno:
A pesquisa Datafolha também testou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre Ciro e Elmano. Confira:
- Ciro Gomes (PSDB): 55%
- Elmano de Freitas (PT): 37%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 3%
Números da rejeição
A pesquisa Datafolha também perguntou qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum no 1º turno. Confira os números:
- Elmano de Freitas (PT): 35%
- Ciro Gomes (PSDB): 21%
- Delegado Huggo (Missão): 19%
- Zé Batista (PSTU): 18%
- Pedro Brito (Novo): 17%
- Danilo Soares (Democrata): 15%
- Serley Leal (UP): 11%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 5%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%
- Não sabe: 8%
G1CE









