O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será oficializado neste domingo (2) como candidato à reeleição durante a convenção nacional do partido, em São Paulo. O evento marcará o início da campanha petista para 2026 e deve reunir dirigentes, parlamentares e militantes.
Segundo aliados ouvidos pelo R7, o discurso de Lula deverá destacar os resultados do terceiro mandato e apresentar as principais bandeiras para um eventual quarto governo. Entre os temas esperados estão crescimento econômico, programas sociais, mercado de trabalho, democracia e soberania nacional.
O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, afirmou que a expectativa é de que o presidente apresente as entregas da gestão, faça comparações com administrações anteriores e aponte perspectivas para os próximos quatro anos.
Já o deputado Alencar Santana (PT-SP) disse que Lula deve enfatizar a recuperação econômica e social do país desde o início do atual mandato e assumir novos compromissos para um eventual novo governo.
Um dos temas que deve ganhar espaço no discurso é o fim da escala de trabalho 6×1, transformada pelo PT em uma das prioridades políticas para 2026. A proposta prevê dois dias de descanso semanal sem redução salarial, mas ainda depende de aprovação no Senado.
A defesa da soberania nacional também deve aparecer como um dos principais eixos da campanha. O tema vem sendo tratado pela direção do PT como uma das prioridades do partido, ao lado da defesa da democracia e dos direitos sociais.
Portal Correio









