A conselheira federal do Confea e presidente do Senge-PB, Giucelia Figueiredo, registrou nesta terça-feira (23) o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, destacando os avanços conquistados pelas mulheres nas engenharias, na agronomia e nas geociências, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de ampliar as ações em defesa da valorização e da permanência feminina no mercado de trabalho.
Segundo Giucelia, o crescente número de meninas ingressando nos cursos de engenharia demonstra que a sociedade tem superado antigos paradigmas que associavam a profissão exclusivamente aos homens.
“Podemos comemorar avanços e conquistas, mas a luta das mulheres na engenharia começa pelo direito de ocupar espaços, mas não termina aí. Tão importante quanto ampliar a presença feminina é a garantia das condições para que as mulheres permaneçam nos seus trabalhos e na profissão que escolheram, sendo valorizadas, respeitadas, principalmente com igualdade de salário e de oportunidades na carreira. A luta pelo fim da violência, do assédio no ambiente de trabalho e da discriminação salarial são pautas presentes no dia a dia da mulher engenheira”, afirmou.
A conselheira federal ressaltou que a participação feminina nas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea tem crescido de forma significativa, refletindo a competência, a dedicação e a contribuição das mulheres para o desenvolvimento do país.
“Precisamos cada vez mais protagonizar a participação da mulher na engenharia e na sociedade, dar visibilidade à nossa participação no processo de desenvolvimento social e econômico do nosso país”, destacou.
Ex-presidente do Crea-PB, Giucelia Figueiredo tem se consolidado como uma das principais vozes em defesa da valorização das mulheres na engenharia. Atualmente, além de conselheira federal do Confea, também preside o Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB), atuando em pautas voltadas à igualdade de oportunidades, ao combate à discriminação e ao fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão.
O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é celebrado em diversos países como forma de reconhecer a contribuição das profissionais para o avanço tecnológico, científico e econômico, além de incentivar novas gerações de mulheres a ingressarem nas carreiras tecnológicas.
Assessoria







