O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), destacou a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) para o fortalecimento da prevenção no sistema público. Em declaração recente, ele ressaltou que investir nesses profissionais é fundamental para melhorar o atendimento à população e reduzir a sobrecarga das unidades de saúde.
Segundo Efraim, o trabalho dos agentes representa a porta de entrada para um modelo eficiente e humanizado de cuidado, especialmente em um momento em que postos e hospitais enfrentam lotação constante. “Falar dos ACS e dos ACE é falar de prevenção. E prevenção hoje na saúde é importantíssimo, porque a gente tem um cenário muitas vezes de postos lotados, hospitais lotados”, afirmou.
O senador reforçou que orientar a população de casa em casa e de rua em rua é uma das estratégias mais eficazes para diminuir filas para exames, reduzir a falta de medicamentos e evitar o agravamento de doenças. “Quem faz isso são os agentes comunitários de saúde e combate às endemias, levando orientações básicas de higiene e saúde. É preciso valorizar esse material humano, esse trabalhador, os recursos humanos da prevenção”, pontuou.
Efraim defendeu ainda a ampliação dos direitos da categoria, como aposentadoria especial, piso salarial e outras medidas que reconheçam o papel estratégico desses profissionais na saúde pública. “Somos a favor de todas as conquistas da categoria. Dinheiro investido na saúde não é gasto, é investimento”, disse.
Ao finalizar, o senador reforçou a centralidade dos ACS e ACE na política pública de saúde: “O agente de saúde é patrimônio nacional.”
Por: Napoleão Soares








