A população do distrito de Serra dos Brandões, no município de Picuí, recebeu, nesta sexta-feira (3), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em audiência pública para discutir os impactos da instalação do Parque Eólico Serra do Tigre. Cobrando uma maior contrapartida da empresa Casa dos Ventos, responsável pelo parque, a comunidade reivindicou a liberação do acesso para a pavimentação asfáltica entre os distritos de Santa Luzia e Serra dos Brandões. O deputado Chió (Rede), responsável pela convocação da audiência, se comprometeu na luta pelo pedido.

“Hoje foi um dia para escutar o povo da comunidade e da empresa para discutirmos uma contrapartida social e ambiental do impacto desse parque. Um investimento de milhões que chega aqui na comunidade e que impacta a vida das pessoas. É preciso que, de alguma forma, se possa compensar os impactos da implantação desse parque, como a liberação da área para o acesso pensando na pavimentação. O povo quer a estrada de Serra dos Brandões. O governador da Paraíba João Azevedo já se prontificou em ajudar, de alguma forma, a implantação, mas precisamos, também, do apoio da empresa Casa dos Ventos para que o sonho dessa comunidade possa ser efetivado. Estarei na luta para conciliar todos e tornar esse sonho realidade”, afirmou o parlamentar.
Chió ressaltou que já iniciou as tratativas junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB) para acelerar o processo pela viabilização da estrada. Outro pedido da população que foi prontamente atendido pelo deputado, foi a destinação de uma ambulância para o distrito. O veículo será adquirido através de emendas impositivas e destinada para a população através da Prefeitura de Picuí.
A audiência pública reuniu moradores, lideranças comunitárias, autoridades competentes, além da presença do prefeito Ranieri Ferreira e o vice Patrício Dantas, e vereadores de Picuí, garantindo um espaço democrático de escuta e construção de soluções conjuntas para assegurar que os benefícios do projeto de implantação do parque sejam efetivamente compartilhados com a comunidade.
Assessoria