A Câmara Municipal de Rio Tinto realizou, na tarde desta quarta-feira (24), a sua 7ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo. Os vereadores analisaram e votaram proposituras de autoria do Executivo e do Legislativo, com destaque para a autorização de crédito especial para a Secretaria de Agricultura e Pesca e a criação do Programa de Alimentos Municipal (PAAM).

Foram aprovados dois Projetos de Lei do Executivo:
O Projeto de Lei nº 013/2025, que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 60 mil para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
O Projeto de Lei nº 014/2025, que institui o Programa de Alimentos Municipal (PAAM), com o objetivo de fomentar a aquisição de produtos da agricultura familiar para o abastecimento interno do município.
Além desses, outros três projetos de lei de interesse da gestão da prefeita Magna Gerbasi foram discutidos. No entanto, o vereador Luan Potiguar solicitou vista (mais tempo para análise) dos projetos, que retornarão à pauta na próxima sessão, marcada para 1º de outubro.
Requerimentos Aprovados
Os parlamentares também aprovaram quatro requerimentos. Do vereador Davi De Boa Vista, foram aprovadas as indicações para a viabilização de um campeonato municipal de futebol, incluindo times da cidade e da zona rural, e a instituição de um programa de aquisição de alimentos municipal.
Já o vereador Luan Potiguar conseguiu a aprovação de dois pedidos para concessão do Título de Cidadão Rio-Tintense. Os homenageados são o senhor Estevão Martins Palitot e a senhora Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Falas em Destaque
O uso da tribuna livre marcou a sessão com debates sobre demandas da população. O vereador Ailton Fernandes cobrou agilidade no retorno do Executivo sobre um requerimento aprovado pela Casa, que trata do retorno de um fisioterapeuta para atender pacientes da zona rural. “Segundo o vereador, os pacientes estão tendo que pagar por consultas particulares na cidade. Ele afirmou, com certa frustração, que ‘não adianta fazer requerimento’ se as demandas aprovadas não forem implementadas”, registrou-se em ata.
Em contraponto, o presidente da Câmara, vereador Sandro Gomes, parabenizou a prefeita Magna Gerbasi pelos avanços. “Ele disse que os pedidos que estão sendo solicitados estão sendo atendidos pelo Executivo”, destacou.
Por fim, o presidente Sandro Gomes também fez uma cobrança ao Executivo pela construção da Praça da Aldeia Silva de Belém, reforçando que a obra é uma antiga reivindicação da comunidade local.
Assessoria