O governador João Azevêdo lidera, na tarde desta segunda-feira (11), em João Pessoa, a primeira reunião geral com os pré-candidatos do PSB da Paraíba à Câmara Federal desde que assumiu a presidência estadual da legenda. Marcado para as 18h, o encontro tem como objetivo discutir estratégias eleitorais para a disputa proporcional, mas acontece em um momento sensível para o bloco governista.
Nos bastidores, o cenário para 2026 começa a ganhar contornos mais definidos, com a construção de uma chapa que tende a ter o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato ao Governo da Paraíba, João Azevêdo disputando o Senado e o deputado federal Nabor Wanderley (Republicanos) ocupando a segunda vaga ao Senado. A configuração, no entanto, tem provocado movimentos independentes de lideranças de peso.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), ensaiam voos próprios. Na última sexta-feira (8), Cícero marcou presença na estreia do curta-metragem Habeas Pinho, em Campina Grande, obra que homenageia o poeta Ronaldo Cunha Lima — pai do ex-senador Cássio Cunha Lima e avô do pré-candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSD). Pedro, que é oposição a João Azevêdo, já admitiu publicamente a possibilidade de compor chapa com Cícero, inclusive como vice-governador.
Diante desse cenário, a reunião desta segunda-feira ganha peso político adicional. Além de debater metas e ações para os pré-candidatos proporcionais, o encontro será oportunidade para alinhar discursos e reforçar a coesão interna do PSB diante das movimentações que podem fazer a coesão na base governista ruir.
Fonte 83